Páginas

sexta-feira, 8 de outubro de 2010

A culpa é do Saramago!




Hoje, eu e o Rui, comemoramos seis anos de casados. Hoje, há doze anos atrás, ele me deu uma  "pisadela" e eu retribui com uma espécie de "beliscão".

Quem acompanhou desde o início nossa história sabe que realmente a culpa toda é do José Saramago. Alguns dizem que a culpa é da internet. E há quem diga que a culpa é minha por ter respondido a uma provocação. Será?

Eu explico: em fevereiro de 1.998 eu decidi estar plugada ao mundo através da web, e um colega me apresentou o maravilhoso mundo do mIRC. Usávamos o script Ninja. Conversava muito em vários canais da rede BrasIRC e resolvi me aventurar por canais de redes estrangeiras. Uma delas, a ptNet, me permitia conversar com pessoas de todo canto de Portugal.

Juro! Estava quietinha, na minha, só lendo coisas engraçadas que alguns escreviam no canal Portugal, inclusive sobre o Nobel de Literatura para o Saramago. Isso já em outubro daquele ano.

De repente, abro um pvt enviado para mim que dizia: "Morram de inveja brazucas, pelo Prêmio Nobel de Literatura ter sido dado a um escritor português". Nem posso colocar aqui o que eu pensei na hora. Pensei em responder de maneira bem grosseira e também em nem responder, ignorar mesmo.

Respirei fundo e mandei: "Nós brasileiros, como os portugueses, estamos muito orgulhosos do Nobel de Literatura ter sido entregue a um escritor de Língua Portuguesa. Assim como também temos orgulho de acolhermos em nosso país gente de todo o mundo, e não sermos preconceituosos como você está sendo comigo".

A resposta veio rápida e inesperada: "Desculpa".

Depois de muitos chats, muitas fotos, muitas viagens, muitos reencontros e despedidas,  estamos juntos.

Nossos "beliscões e pisadelas" não foram iguais aos de Leonardo Pataca e Maria das Hortaliças da obra "Memórias de um Sargento de Milícias" de Manuel Antônio de Almeida, e ainda bem. Mas continuamos nossas provocações.

E a culpa toda foi do Saramago!

Um comentário:

  1. Olha só, meu namorado também é Rui e também é português. Mas nos conhecemos ao vivo mesmo, aqui em Angola. Heheheh!

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!