Páginas

domingo, 23 de janeiro de 2011

Cellula Mater


Benedito Calixto: Fundação de São Vicente

Hoje a cidade de São Vicente, no litoral do Estado de São Paulo, comemora seu aniversário. Por ter sido a primeira vila fundada no Brasil em 1532, ostenta o título de 'cellula mater' dos municípios brasileiros. É considerada marco inicial da colonização do país e a escolha da região se deveu ao fato de ser um ponto conhecido do litoral, possuir temperatura amena e ter a presença de alguns portugueses que já possuiam boas relações com os indígenas da região.

A capitania de São Vicente foi doada pelo Rei de Portugal, D. João III a Martim Afonso de Sousa. Mas esta não surgiu no momento de sua doação, já que o povoamento de São Vicente já existia antes da chegada de seu fundador, Martim Afonso de Sousa. Ele distribuiu terras entre os seus homens de confiança, foi responsável pela organização política da povoação, criou leis, nomeou juízes, construiu uma igreja e iniciou a ocupação produtiva da terra.

Nos tempos da fundação da Vila de São Vicente, as mais nobres famílias tupis dominavam as terras que Martim Afonso de Sousa tomaria em nome do Rei de Portugal. Os tupis eram formados por diversos grupos indígenas, em especial tamoio, carijó, tupiniquim e biobeba.

Ficheiro:Biquinha saovicente sp.jpg
Biquinha
O Cacique Tibiriçá foi um forte aliado dos jesuítas e amigo dos portugueses. Chefe de uma grande nação indígena e sogro do português João Ramalho, que vivia em São Vicente bem antes da chegada de Martim Afonso de Sousa, ele comandou o desarmamento frente à esquadra de português que viria fundar a vila, garantindo a chegada tranquila dele à nova terra. Tibiriçá e Martim Afonso de Sousa negociaram a paz e recolheram as armas.

Desde 1982 no aniversário da cidade, é encenado na praia do Gonzaguinha, o maior espetáculo do mundo na areia. Conta com 1100 atores de comunidades vicentinas e atores convidados. Este ano Caco Ciocler interpreta Martim Afonso de Sousa, Júlio Rocha é João Ramalho, Camila Morgado no papel de Catarina - Rainha da Áustria -, Marissol Dias é a índia Bartira e Elis Lucas escolhida para interpretar, por meio de um concurso, Anna Pimentel, esposa de Martim Afonso, prima e dama de honra de Catarina da Áustria.

Recursos tecnológicos têm sido utilizados no cenário. Ano passado foi utilizada uma cortina d'água e este ano um telão de LED.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!