Páginas

domingo, 9 de janeiro de 2011

SIC Notícias: parabéns!



Com este post, aproveitando as comemorações de 10º aniversário do canal de notícias 24 horas do grupo SIC de Televisão, inicio uma tag sobre algumas palavras usadas em Portugal e seus equivalentes no Brasil. Visa tentar diminuir a estranheza que normalmente sentimos ao ouvir termos comuns em Portugal e que não usamos ou que é usado em poucas partes do Brasil.

SIC Notícias foi desenvolvido especialmente para transmissão via cabo e a sua programação é totalmente constituída por programas de informação, sendo o canal temático com maior audiência na tv a cabo e o 4º mais visto em Portugal, o que constitui caso único tendo em conta a concorrência de canais como o AXN ou a FOX no país.

Abaixo está um vídeo com uma matéria feita pelo reporter Fernando Farias em que ele faz uma apanhado da evolução tecnológica em vários setores nestes últimos 10 anos. O reporter, em cima de um segway, traz aos ouvidos menos acostumados,  num sotaque que eu adoro, palavras como:

aceder: que usualmente dizemos acessar.

descolagem: decolagem (o antônimo é aterragem que dizemos aterrissagem)

ficheiros de dados: arquivos de dados.

mil milhões: falamos bilhão.

space shuttle = vai-vem: ônibus espacial

telemóveis: são os nossos indispensáveis celulares.



Um comentário:

  1. mas tem muito mais, hein? A malta (galera), aquela cena (que serve pra quase tudo), porreiro (o mais feio de todos, mas que significa uma coisa legal), gente gira (essa eu já peguei)...

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!