Páginas

segunda-feira, 12 de março de 2012

Nem só o bacalhau é à Brás (ou Braz)

Estava eu numa manhã em que meu filhote permitiu que eu assistisse a tv pela manhã, e vi no programa Você na TV (da TVI) o Chef Hernâni Ermida dar uma de suas infinitas, saborosas e fáceis dicas culinárias. A sugestão do dia era Frango à Brás, também divulgada através do jornal promocional de uma rede de supermercados português.

Esta maneira de fazer à Brás deriva do famoso prato de bacalhau. Dizem por aí que a origem do nome deve-se a um taberneiro  do Bairro Alto em Lisboa chamado Braz. Já fiz este prato também, mas o de frango não fica nada a dever!

A receita era tão “bico” que nem pensei duas vezes para fazê-la. Só tem um porém: eu a acho muito calórica e fica melhor traçá-la no inverno. Se estiver só, fique bem acompanhada(o) então por um vinho tinto bem encorpado.

frango_a_bras
Vocês não têm "loção" do quanto ficou bom o meu frango à Brás.




A quem interessar possa, aí vai a receitchiiinha cujo tempo médio de preparação é de 1h15min.




Ingredientes para 04 people:


03 peitcholas de frango
02 cebolas
02 dentes de alho
150 ml de azeite (do bão) – por aqui usa-se a medida em decilitros, então 1,5 dl
300 g de batata frita palha
04 ovos
sal a gosto (ou como dizem por aqui q.b. – quanto baste)
pimenta preta moída q.b.
azeitonas pretas sem caroços (eu usei cortadas em rodelas)


Vamos ao passo a passo:


Cozinhe (coza) os peitos de frango (ou galinha, não estamos aqui para causar discriminação) em água fervente temperada com sal durante 20 minutos. Desligue o fogo (lume), deixe o frango esfriar (arrefecer) um pouco dentro da água do cozimento. Depois escorra-o e desfie-o.


Descasque as cebolas e os alhos. Corte a cebola em meias luas finas e pique os alhos. Leve ao fogo (lume) uma panela (num tacho) com o azeite, os alhos picados e deixe aquecer. Adicione a cebola, deixe-a cozinhar até ficar macia, junte o frango desfiado, misture e deixe cozinhar durante 05 minutos.


Bata os ovos com a pitada de sal e pimenta. Junte a batata frita palha ao frango, misture, adicione os ovos batidos e mexa delicadamente até ficarem cozidos. Retire e sirva com azeitonas. Eu coloquei também salsinha bem picada por cima para dar um toque natureba (como assim!?!?!)


Tá afim de impressionar o pretê, foi dada a sugestão. E não esqueça do vinho (aprecie com moderação!!!). Ah, e compra algo pra sobremesa que você já passou bastante tempo na cozinha e precisa se embonecar.

Um comentário:

  1. Lu , este prato está com ótima aparência e com certeza delicioso.Volta e meia aventuro-me na cozinha e gosto de preparar todos os tipos de frutos do mar...e é claro acompanhado de uma boa pimenta. Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!