Páginas

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

A melhor sardinha do mundo e outras conservas

Sardinhas gourmet em conserva embaladas em caixas



Ano passado, o Globo Repórter apresentou como matéria a dieta atlântica, onde mencionava que seu consumo ajuda a reduzir os riscos de enfarte entre outros benefícios.



Um alimento que faz parte desta dieta é a sardinha, muito apreciada por aqui na época de São João, quando estão mais gordas e ficam uma delícia na brasa. É rica em ômega 3 e cálcio. Este último é encontrado em maior quantidade do que no leite, está presente concentrado nas sardinhas em conserva, que são cozidas e enlatadas conservando as suas propriedades.

Latas abertas de sardinhas gourmet


Há muito preconceito com relação a este peixe, mas saibam que com uma roupagem nova em suas embalagens, vira fácil fácil um produto de forte apelo turístico.


Embalagem Vintage de sardinhas Tricana da Conserveira de Lisboa


Nos restaurantes dos principais pontos turísticos de Lisboa, o que mais o turista pede, além do marisco ou bacalhau, são as sardinhas na brasa. Amo!





Embalagem Vintage de sardinha Prata do Mar da Conserveira de Lisboa


Os viajantes compram este produto com embalagem vintage (sim!) em lata até para dar de presente. Há alguns supermercados que têm seção gourmet que oferecem algumas marcas.


Embalagem vintage de atum em azeite Tricana da Conserveira de Lisboa


Mas ninguém bate a tradição da Conserveira de Lisboa, casa fundada em 1930. A loja mantém o mobiliário, a fachada e atmosfera que transporta o cliente para a época de ouro da casa.


Embalagem Vintage de Anchovas Tricana da Conserveira de Lisboa

Todas as conservas recebem embalagem personalizada e são embrulhadas manualmente.

Embalagem Vintage de Atum em Óleo Tricana da Conserveira de Lisboa


Há uma imensa variedade de produtos e tipos de pescado em conserva enlatada. Em qualquer época do ano a loja está cheia de turistas estrangeiros e nacionais.


Papel e adesivo com logotipo da Conserveira de Lisboa
Este é o papel de embrulho, com o adesivo contendo a logomarca e endereço, de umas compras que lá fizemos no ano da comemoração dos 80 anos da Conserveira de Lisboa.

É daqueles papéis antigos encerados, que muito já vi quando era criança, em grandes bobinas.


Este em especial vem com estes desenhos de latas de conserva, já num modelo com o lacre moderno de abrir.

Eles finalizam o pacote com uma amarração em barbante de fio encerado. Tudo bem vintage. Super tendência!


E para fechar o assunto sobre as melhores sardinhas do mundo, deixo abaixo o vídeo de uma receita que tempos atrás andou bombando na internet: espaguete com sardinhas! Como assim? Pois então, o senhor Mark Bittman postou em sua coluna The Minimalist do canal do The New York Time no Youtube a receita "Pasta With Sardines". Aqui em casa já fizemos e acrescentamos raspas de limão siciliano.


O interessante é que se trata, como ele diz no vídeo, de "um prato do sul da Itália feito com ingredientes que você pode encontrar na sua despensa". Beleza! Agora o mais legal de tudo é a marca de sardinhas em conserva com que ele prepara a receita. É da sardinha em lata Bon Appetit, portuguesa com certeza, e diz para prestarmos atenção nos dançarinos (o desenho) na identificação da lata. Ele credita o sucesso no resultado da receita à qualidade da conserva empregada. Então senta lá e assiste ao vídeo.



2 comentários:

  1. Eu amo sardinha...Gosto muito dela em pizza caseira, em pastinhas com maionese ou pura mesmo, dentro de um pãozinho! Se depender da sardinha, minha saúde estará 1000%, rsrsrsr!
    Bjks!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Vc saberia me dizer se alguém importa esses enlatados portugueses para o Brasil?

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!