Páginas

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Florescendo para anunciar a Páscoa


Galho com flor da quaresmeira (Tibouchina granulosa)
Fonte: Mato e Cia.

Vocês conhecem a Quaresmeira? Em Santos, minha cidade natal, tem muitas. Nesta página do site da Prefeitura Municipal, que também fornece mudas gratuitamente de várias árvores, tem uma descrição sobre este arbusto e de outros que são comuns na região.

Ela recebe este nome popular devido à cor roxa das flores e da época de floração que acontece  entre os meses de janeiro e abril e também em junho-agosto. Há também variedade com flores rosadas.

Floração da Quaresmeira (Tibouchina granulosa)
Fonte: Panoramio

O auge da floração ocorre agora na Quaresma, daí o nome mais comum da Tibouchina granulosa. Sua cor roxa é a mesma do tecido que recobre as imagens das Igrejas Católicas. Minha mãe até hoje, nesta época, também cobre as imagens que tem em casa, mantendo a tradição.

Imagens de santos cobertas na Quaresma por tecido roxo
Fonte: Jovem Olhar.


Lembro de anos atrás ter visto no Quadro Verde do Bom Dia São Paulo, da Globo, uma matéria sobre a tal árvore e sua grande florada percorrendo enormes avenidas da capital paulista. Não encontrei o vídeo daquela época, mas achei um outro do mesmo quadro do Bom Dia onde a Ananda Apple relembra e explica resumidamente sobre a Quaresmeira.


Outro programa que mostrou bem a origem desta árvore foi o Um Pé De Quê? do Canal Futura, e apresentado pela Regina Casé.




Voltando um pouco a falar sobre a origem do nome da árvore que anuncia a Páscoa, a Quaresma é este período de 40 dias que vai da Quarta Feira de Cinzas (cinzas = símbolo da morte e do nada da criatura em relação a seu Criador, obtêm-se por meio da queima dos ramos de palmeiras e de oliveiras abençoados na Missa de Ramos no ano anterior) até o Domingo de Ramos, uma semana antes do Domingo de Páscoa.

Segundo o Wikipedia a cor roxa "... no tempo da quaresma não significa luto e sim simboliza que a Igreja está se preparando espiritualmente para a grande festa da páscoa, a ressurreição de Jesus Cristo."

Diz ainda que "... A Igreja Católica propõe, por meio do Evangelho proclamado na Quarta-feira de Cinzas, três grandes linhas de ação: a oração, a penitência e a caridade."

Quaresma Igreja Católica.
Fonte: Facebook / Mãe De Jesus Nossa Mãe

Não é fantástico uma simples flor ter tanto significado?


Um comentário:

  1. Oi Luciene, que post mais lindo! cheio de flores.
    Adorei ver o vídeo da Regina e fiquei sabendo mais sobre essa flor e seus significados. Em casa também cobriam os santos, e eu ficava com dó dos santinhos, achava que eles iam ficar com calor. Eu era bem pequena.
    Uma feliz quinta-feira para você
    Zizi

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!