Páginas

segunda-feira, 8 de abril de 2013

Um coração unindo Santos a Santa Maria

Imagem de cesta com corações de tecido para a campanha Ação do Coração, em Santos
Fonte
 
O “coração” da Praça Mauá, em Santos, bateu mais forte no dia 02 de agosto de 2012. No dia do primeiro aniversário da morte do ator Eduardo Furkini, ao meio dia soou a famosa sirene do prédio do Jornal A Tribuna e os sinos de todas as igrejas do centro da cidade repicaram alegremente. Juntaram-se a eles os apitos dos navios no cais e, na praça, um Pai Nosso de cerca de 20 mil pessoas. No céu, centenas de balões vermelhos em forma de coração subiam ao encontro do homenageado.


A ação foi idealizada por Eduardo Furkini e organizada pelo seu irmão Alexandre Camilo. Ambos tinham viajado a Viena e ao sair de uma igreja que visitavam, ficaram surpresos com a praça em frente repleta de corações de tecido. Aquela iniciativa foi coordenada por uma ONG austríaca para a conscientização sobre os problemas cardíacos, distribuindo a todos que quisessem os pequenos corações. Alexandre achou aquilo tão lindo que queria trazer alguns deles para presentear parentes, porém Eduardo achou melhor e mais interessante se eles fizessem o mesmo no Brasil. Não deu tempo do Eduardo ver isto acontecer. Justamente o coração o levaria poucos meses depois do retorno desta viagem.


E seguindo o desejo do seu irmão, Alexandre Camilo conseguiu emocionar, contagiar e entusiasmar tanta, tanta mas tanta gente, que sua proposta da Ação do Coração ultrapassou as fronteiras do estado de São Paulo e chegou mesmo a ter doadores de corações de tecido de alguns países vizinhos. De início pensava-se que chegariam a uns 10 mil corações.  A marca ultrapassou bem os 50 mil!

Costurou corações até quem nunca tinha segurado uma agulha antes na vida! Uma onda de amor e solidariedade invadiu a região. Algumas destas pessoas podem ser vistas no slideshow do site G1 neste link. Um dos vídeos do dia da entrega a população (cada um podia pegar um para si e outro para quem amava) e às pessoas internadas em três hospitais de Santos, é este abaixo do canal da Ação do Coração no YouTube.



Após o evento, Alexandre Camilo criou a Fundação Eduardo Furkini e lançou um livro chamado “O Dia do Amor – Diário da Ação do Coração” retratando a campanha no Teatro Coliseu, em Santos.

Em meio à tragédia na qual foi abatida principalmente a cidade de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, com a morte precoce de tantos jovens no incêndio na casa noturna Kiss, o pai de uma das vítimas (o estudante Vinicius Montardo Rosado, de 26 anos, que salvou cerca de 14 pessoas antes de morrer),  o Sr. Ogier Rosado, recebeu de uma amiga o livro da campanha santista. No site da TV Tribuna, afiliada da Rede Globo,  “… Ele conta que já sabia que o evento era fantástico por causa das imagens do livro, mas depois de ouvir depoimentos das pessoas que estiveram no local, ele teve certeza que realmente é uma coisa especial. Por isso, ele quer levar a ação para Santa Maria, em homenagem aos jovens que morreram no incêndio da boate Kiss. ‘Santa Maria é considerada a cidade coração do Rio Grande do Sul. A gente quer tornar Santa Maria cidade irmã de Santos nessa ação. E que as pessoas saiam de Santa Maria com uma mensagem nova’, afirma. Ogier Rosado acredita que os jovens que morreram na boate gostariam que seus pais falassem de coisas boas e transmitissem mensagens positivas.”


Os dois, Camilo e Rosado, deste março têm mantido contato para que a nova edição da Ação do Coração aconteça em simultâneo, no próximo dia 02 de agosto nas duas cidades, para que seja um dia para lembrar das pessoas que se ama. A esperança deles agora é juntar mais de 100 mil corações.

Eu daqui, vou já começar a providenciar uns corações para enviar para a minha querida Santos e também Santa Maria. Para quem se entusiasmou e deseja distribuir um pouco do seu carinho e solidariedade em formato de um coração de tecido, fica aqui o link do site da Fundação Eduardo Furkini para maiores detalhes.

3 comentários:

  1. Uauuuu... me emocionei agora!
    Soube desta campanha em Santos, mas não pude comparecer. E que bom que se repetirá este ano!!
    Levar a Ação do Coração para Santa Maria será maravilhoso!
    Vou entrar no site da Fundação para deixar a minha contribuição tb.
    Bjns e uma ótima semana!
    :)

    ResponderExcluir
  2. Tenho que aprender a costurar rapidinho.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciene! Vim me atualizar por aqui... e encontrei este seu post! Não sabia de nada disto, vou me informar. Obrigada. Bjs.

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!