Páginas

quinta-feira, 9 de maio de 2013

Escolha o ritmo: BC Musical

Imagem de guirlanda feita com fitinhas do Senhor do Bonfim
Fonte
O cardápio de hoje da Blogagem Coletiva Musical da Dani Moreno é ritmo à escolha do freguês!

E decidi mostrar aqui algo do ritmo AFOXÉ deixando, nesta semana do Dia das Mães, a "bahianidade" da minha mãeinha espargir água de cheiro a todos que por aqui passam!

Segundo o que encontrei neste site aqui, "... Afoxé é palavra da língua yorubá composta de duas outras palavras, “afo”, que é sopro, hálito que acompanha a emissão da palavra pronunciada, de quem a pronuncia; e “axé”, que em geral se traduz por força espiritual, força emanada de uma visão sagrada de mundo... No Brasil, num contexto histórico adverso para manter viva essas tradições africanas dos cortejos, eles acontecem em meio a certas referências católicas como a procissão da sociedade de Nª. Senhora da Boa Morte, em Cachoeira (BA); a famosa Lavagem do Bonfim, em Salvador-BA e tantas mais, sem mencionarmos outras referências africano-brasileiras como os cortejos dos Maracatus, em Pernambuco; as Congadas, de Minas Gerais; a coroação dos reis e rainhas do Congo, espalhadas pelo País."

E vou já pedindo licença e saudando a patrona da música, Oxum, para iniciar os trabalhos de apresentação deste ritmo através de três vídeos.


Imagem da saudação à deusa yorubá que reina sobre a água doce dos rios, o amor, a intimidade, a beleza, a riqueza e a diplomacia, a dona do ouro Oxum


  • Afoxé presente na canção "Muito Obrigado, Axé" que está no DVD Pode Entrar, é cantado por Ivete Sangalo e Maria Bethânia (espetaculosa!!!)




  • Afoxé presente na música interpretada pela saudosa Clara Nunes, o som do "Ijexá".








Todo mundo pronto para conhecer os ritmos de quem participa da BC Musical do Blog Moça de Família? Então é só clicar no banner abaixo!

Imagem do banner Você Escolhe o Ritmo: BC Musical do Blog Moça de Família, by Dani Moreno

15 comentários:

  1. Adorei conhecer a última música! Vou lá conferir o link que você deixou!

    Eu acabei caindo nos ritmos de dançar a 2: vc + <3, vc + pai, vc + filho (afinal, estamos pertinho do dia das mães)! Vai lá conferir! http://www.diariodos3mosqueteiros.blogspot.com.br/2013/05/bc-musical-voce-escolhe-o-ritmo-diario.html

    Bjos e bençãos.
    Mirys

    PS: aproveito pra te convidar a fazer parte da blogagem coletiva do Diário, que vai ATÉ domingo, com o tema "10 Coisas que Aprendi com Minha Mãe"! Porque se a sua mãe é, assim, incrível e inspiradora, a gente quer saber e se inspirar a melhorar! Bjos.

    ResponderExcluir
  2. Nossa, adorei suas músicas! Taí, gostei mesmo...animou o ambiente aqui!

    Bjão pessoa bonita!

    ResponderExcluir
  3. Nossa Luciene que tudo!!
    Amo Clara Nunes. Adoro afoxé e adorei suas escolhas.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  4. Ouvi um trechinho de cada vídeo. Ah, Luciene , Ivete Sangalo está tão diferente!
    Nesse vídeo ela canta com alma, de mansinho, com amor. Junto da diva , que canta mais gostoso ainda. Foi bom rever Clara Nunes, que saudades! e Gilberto Gil, cantando em francês, eu nunca tinha ouvido. Maravilhoso!
    Suas escolhas musicais com água de cheiro, em homenagem a bahianidade de sua mãe, me fizeram mais sensível a nossa música. Obrigada
    bj
    Zizi

    ResponderExcluir
  5. Muito legais tuas escolhas! Gostei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  6. Essa musica do Gil eu adoro tb!Uma excelente escolha!bjs,

    ResponderExcluir
  7. Muito boas escolhas, não conhecia esse termo "afoxé"...
    A BC hoje está animada demais, rs
    bjoss

    ResponderExcluir
  8. Muito boas ..não conhecia esse estilo.
    Adorei ..Ivete estão numa calmaria gostosa de se ouvir.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  9. Afoxé... esse termo eu nunca tinha ouvido!
    Adorei tuas escolhas!

    beijoca

    ResponderExcluir
  10. Adorei tua escolha! Afoxé é muito lindo e também adorei ouvir a bela voz de Clara Nunes novamente! E você falou da Congada de Minas e do Congo, que conheço do interior do Espiro Santo! Batida que 'aperta' o coração!!
    Beijins,
    Dea

    ResponderExcluir
  11. Nunca tinha ouvido falar em afoxé... hihihi!
    É blogando e aprendendo.
    Bjks
    :)

    ResponderExcluir
  12. Luciene, sempre com novidades... hihi afoxé em, francês? Simplesmente AMEI!!!!!

    E Clara Nunes... essa nem precisa de comentário, adoro!

    Bjs!

    ResponderExcluir
  13. Ah, que coisa linda ficou Ivete Sangalo e Maria Bethânia cantando essa música, ainda mais com esse novo arranjo! Não dá vontade de parar de escutar!! Vou procurar para baixar! :)
    Luciene, não sei o que seria desse país musicalmente se não fossem os negros. De cada canto da Àfrica trouxeram um ingrediente e colocaram nesse grande caldeirão que é o Brasil. Clara Nunes sempre foi uma guerreira defensora do Congo e do Ijexá e suas palavras antes de iniciar a música diz muito da sua missão.
    Esse post foi uma aula e espero que as pessoas tenham se aproveitado dessa oportunidade!
    Les temps passés ont passé maintenant nous venons ici...
    Bom fim de semana!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  14. Oi, Luciene! Ivete Sangalo e Maria Bethânia... Que beleza! A internet não me deixou tocar o video da Clara Nunes - mas eu me lembro da canção. A do Gilberto eu não conhecia. Valeu! Bjs.

    ResponderExcluir
  15. Sabe quando é que eu ia saber o que quer dizer afoxé? Só mesmo quando vc me explicasse... hehehe.

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!