Páginas

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Comis & Bébis: BC "Te Contei?"

Foto de uma travessa com bacalhau desfiado feito com natas de maneira livre
Tema delicioso este proposto para a BC "Te Contei?", que a Etienne nos deu para a conversa de hoje: 3 comidinhas, 3 sobremesas e 3 bebidas favoritas!

Como podem ver acima, aqui em casa gostamos de bacalhau de todo tipo, contanto que não tenha queijo. Maridico não suporta queijo, nem o de soja porque tem o nome queijo nele!  O ki-suco ferve se alguma comida tiver a possibilidade de ter queijo. Olha, people, eu sofro num grau...

O tipo do bacalhau acima é o mais usado aqui em casa, o desfiado e dessalgado. Pau para toda obra, este eu fiz à moda "freestyle" com natas (creme de leite): com batatas (que dúvida, não?), ervilhas, louro, cenoura, alho e alho porró (ou como dizem cá, alho francês). Tava bommmmmmmm!

Maridico gosta muito de feijão, come até puro. Mas não comemos todos os dias como eu comeria se estivesse na casa da minha mãe. Lá não pode faltar feijão de jeito algum. E uma que por aqui não falta é massa e pão. Adoro!

Lá, como aqui, também não pode faltar moqueca de peixe, à moda baiana. Isto me lembra que tenho de comprar pimentas para fazer um molho...

Foto de uma ave antes e após sua preparação no forno.
Também apreciamos penosas de modo geral. Esta aí de cima, nos foi dada por uma prima do marido. Ela faz criação na terra natal de minha sogra, o Ameal. Não pesei, mas devia ter mais de três quilos. Foi feito com cerveja e açafrão da terra, receita que peguei há anos do site do programa Mais Você.

De sobremesa, gostamos de comer frutas, sorvete (aqui chamado de gelado), pudim de gelatina (gostamos de pudim de todo tipo, mas este é rápido demais!) e as maçãs cor-de-rosa que aprendi com uma amiga, a Doroti.

Da minha infância estão guardados os sabores do arroz doce e da canjica, ambos com leite de coco e coco ralado, polvilhados com canela em pó, dos tempos que se faziam sem leite condensado que isto era caro à beça!


Foto de duas xícaras com café servido com bolachas de amêndoas.
Adoro café e não sou lá uma pessoa muito civilizada até que o tome pela manhã. Não se preocupem, estou vacinada!  Eu tomo puro, marido com leite.

No frigorífico (traduzindo, geladeira) tem sempre água, chá gelado, água tônica e sucos. Quando o calor está de rachar mamona, nos fins de semana tem umas cervejas, vinho branco ou verde.

Foto do Espumante Freixenet Cordón Negro Brut e uma taça.
E este espumante trajado à rigor em seu pretinho básico, esteve excepcionalmente em casa ontem para comemorarmos 15 anos que nos conhecemos, 13 anos que namoramos e 9 anos que estamos casados (bodas de cerâmica ou vime, acabo de ver no oráculo Google).

Agora convido você para experimentar os demais comis & bébis desta saborosa blogagem coletiva, clicando no banner abaixo.


13 comentários:

  1. Gosto de tudo que vc listou, Luciene
    Adoro comer bem, viu?
    Fiquei com água na boca, amiga
    Vou dar uma espiada na sobremesa
    Beijinhos e o meu carinho
    Verena e Bichinhos

    ResponderExcluir
  2. Ainda bem que já almocei, senão morreria de vontade! Gostei! beijos,chica

    ResponderExcluir
  3. Oi Luciene,
    Achei incrível o seu marido não gostar de queijo! Amiga do céu, como fazer aqueles gratinados que só os queijos sabem fazer? Tô aqui imaginando o grau do seu sofrimento... e eu achando que o meu marido era complicado pra comer... rs.
    Adoro bacalhau, ô coisa boa, não?! Aqui em casa tbm apreciamos demais as penosas e fiquei boquiaberta de ver o tamanho da sua! Misericórdia! rs
    Parabéns pela participação, adorei ler vc, super divertido! ;-)
    Bjs ♥
    www.viveraprendendo.com

    ResponderExcluir
  4. Você citou um prato que amo de paixão: moqueca, é divino!
    Aliás, bom mesmo é comer, não?
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  5. Luciene
    Eu amava bacalhau nos tempos em que comia pescados, tu sabes que nao como carnes nenhuma. Era meu peixe preferido, tb os linguados, robalos, cherne, cação, salmão, atum, rsrs quasemtodos
    Gosto do jeito que falas, me lembra o espanhol, helado, frigorifico. Estudei espanhol em Brasília quando lá morei.
    Nao conclui omcurso, pra cá mudei.
    Entendo seus gostos alimentares, pois sou de s.p. Vizinha a Santos, so nao falo como lá, os erres puxados, falo mais italianado, rs
    (Chovendo, sabendo, Hehe)
    Queijo de soja é ruim mesmo, mas outros sao gostosos
    Peninha ele naomgostar, mas sabe que ele esta certo?
    Queijo engordura as artérias, mais do que pensamos
    É

    Parabéns pelo niver do casamento
    Eu conheco meu marido há 40 -anos tem dias que estamos in love, outros em silencio , pois nao brigamos, rsrs
    Beijos
    Zizi

    ResponderExcluir
  6. Luciene
    Vc recebeu meumcomentario? Pois de repente ele sumiu!

    ResponderExcluir
  7. Acho que nao, depois voumfazer outro, acroma éramos estava meio vrande

    ResponderExcluir
  8. ui, gente, que post gostoso. Esse seu frango me deu até fome... vou te contar, viu? Sacanagem...

    ResponderExcluir
  9. Hey, Lu! Adorei este antes e depois do franguinho! Hum... E seu post me lembrou dos bolinhos de bacalhau, que também gosto muito. E adoro café com leite! Parabéns pelo 15, 13, 9 anos!!! Obrigada por participar da BC. Boa noite! Bjs.

    ResponderExcluir
  10. Lu:
    Comecei o seu post me divertindo com a frase = O ki-suco ferve, rsrsrsrssr.
    Meu marido sabe preparar uma moqueca de peixe, à moda baiana, que é de lamber os beiços, rsrsrsrs.
    Pudim de gelatina??? Essa sobremesa eu não conheço, manda a receita.
    Agora arroz doce e tudo o que leva leite de coco, coco ralado e canela em pó, são a minha perdição.
    Sem café da manhã, também não sou nada civilizada , rsrsrsrssr.
    Um super PARABÉNS pelas bodas.
    Desejo ao casal muitas alegrias e saúde!!!!
    Bjs.:
    Sil
    Não esquece de me passar a receita, ok.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Lu!
    Seu marido não come pão de queijo e lasanha?
    Crianças, feijão e massas... você já comeu sopinha de feijão com macarrão? Adorava essa mistura quando era criança.
    O meu marido não come carne vermelha de forma alguma :) Somente peixe e frutos do mar. Passou a gostar de massa por minha causa pois também odiava e de outros alimentos após aprender a cozinhar. Aqui em casa ele cozinha no final de semana :) Um modo de esticar a preguiça para algum restaurante ou churrasco que adoro! O curioso disso é que chamamos os amigos para um churrasco, todo mundo come, menos o churrasqueiro (ele) e depois passa 3 dias enjoado lembrando da carne vermelha. Como viajamos muito em separado por causa do trabalho, o paladar não nos separa!
    Sobre doces e bebidas... fico feliz com um pudim de leite e para tomar uma schweppes citrus com suco de laranja em copo alto com muito, muito gelo! :)
    Estou voltando devagarinho...
    Beijus,

    ResponderExcluir
  12. Olá, Luciene, bacalhau é minha paixão também, mas está incluído na cozinha mediterrânea. Não sei se nós sobreviveríamos sem queijos, creme de leite e leite condensado! Como seu marido sobrevive sem queijos? um grande abraço!

    ResponderExcluir
  13. Hey, querida Luciene! Quanto tempo... tudo bem por aqui, mas sem escrever. Lembrei de você neste dia especial. Feliz Dia das Mães! Aproveito pra agradecer pelos comentários carinhosos que você deixou lá no blog. Beijos.

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!