É assim, com o texto acima contido numa cartilha guardado ainda na minha memória que, no Dia dos Professores, inicio a BC de Fotos do blog Moça de Família, com o tema Educação.
Fui alfabetizada com cartilha, termo em desuso. A minha era a famosa "Caminho Suave" que eu adorava e achava divertida por causa das ilustrações. E lembro do nome da professora que nos apresentou este livro. Chamava-se Sidneya Garcia Gaia. Muito obrigada, professora!
No começo de novembro, o Miguel, depois de completar dois anos, irá para um infantário que é como chamam aqui a creche. O ano escolar por aqui começa em setembro. Ele precisa socializar, conviver com outras crianças da idade dele.
Enquanto isso, ele recebe o aprendizado normal para a sua idade através de canções (ele adora a música do "Sapo Não Lava o Pé") e brincadeiras aqui em casa que estimulam sua coordenação motora, sentido espacial, etc. Uma ótima fonte para isto há no portal Cirandando Brasil, um projeto da pesquisadora Nairzinha.
Na foto acima, além dos seus brinquedos e lápis de cor, nosso filho já tem a sua pequena biblioteca, formada com livrinhos com histórias próprias para lermos para ele, bem como de livros que eram nossos. Estão lá o meu "Alice in the Wonderland" e do pai está o ótimo "Emília no País da Gramática".
Esta é a mais recente aquisição para o acervo do Mi, comprada na Feira do Livro deste ano. Espero que a curiosidade dele já bem aguçada, seja um ótimo veículo para que ele, através da leitura, viaje sem passaporte por mundos incríveis.
Para participar e/ou ver as demais participações desta blogagem coletiva, basta clicar no banner abaixo.
Eu me lembro até hoje desta lição. Obrigada por trazer a lembrança. Beijo
ResponderExcluirFicou linda tua participação! beijos,tudo de bom,chica
ResponderExcluirEu conheço a Caminho Suave, mas na versão anterior. Eu adorava a palavra q de queijo, coisa que em casa não tinha . Então eu folheava até o q e ficava ali olhando, rsrs
ResponderExcluirQuando dei aula para pequeninos O sapo não lava o pé, ficava rolando na minha cabeça até a hora de dormir!
gostei demais de sua participação, me lembra S.P. com teus dizeres
bj
Zizi
Ai que fofo.... eu tbem usei a Caminha Suave, nossa que saudade bateu agora.
ResponderExcluirUm beijo,
Blog da Gullo
nossa, a minha tbm era caminho suave... ai que fofura
ResponderExcluirUau!!! Que memória!!!
ResponderExcluirMirys
http://diariodos3mosqueteiros.blogspot.com.br/2013/10/quanto-mais-voce-se-envolve-melhor-para.html
tb era do tempo da cartilha "Caminho suave". Adorei a biblioteca do Miguel. bjo
ResponderExcluirO que mais me lembro da primeira série são os cadernos de caligrafia!!! Não consigo lembrar de qual era a cartilha...e se tinha cartilha!!! Mas, também, isso já faz mais de 40 anos... Abs.
ResponderExcluirLembro bem desta cartilha. Livros para as crianças é a solução para que tenhamos grandes homens. Um abração
ResponderExcluirTb era pela cartilha..saudade.
ResponderExcluirE amava ler Monteiro Lobato...
Bjs!
Oi, Luciene!
ResponderExcluirEstive na escola desde os dois aninhos e a partir dos 5 anos fui morar em Portugal. Foi uma época de tantos acontecimentos, que não me lembro como fui alfabetizada. Lógico que me lembro da minha professora "Espanha" de cabelos vermelhos e toda sardentinha. Ela mesma parecia ter saído de uma história infantil!
:)
Beijus,
Uai Luciene, nao tem mais a b.c de quarta! Eu estou sem internet o dia todo e agora liguei meu 3g pra acompanhar e vi que nao tem. Que pena!
ResponderExcluirBeijinho
Zizi
Nossa recordei. Tb fui alfabetizada com cartilha.
ResponderExcluirBju