Páginas

quinta-feira, 24 de abril de 2014

8º BookCrossing Blogueiro no dia Mundial do Livro



Ontem, no Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor - criado pela UNESCO, participei do 8º BookCrossing Blogueiro libertando um livro que justamente fala da paixão pela leitura. E descubro ao pesquisar sobre o autor do livro, o argentino Carlos María Domínguez, que nasceu justamente num dia 23 de abril, dia consagrado mundialmente ao Livro e último dia da primeira edição de 2014 do BookCrossing Blogueiro. Parabéns a ele!



"Os livros mudam os destinos das pessoas". É assim que inicia o texto do livro que em sua contracapa informa ao leitor que A Casa de Papel conta a estória do amor desmesurado pelas bibliotecas e pela literatura. Menciona ser "uma intriga policial e metafísica que envolve o leitor numa viagem de descoberta e deslumbramento perante os estranhos vínculos entre a realidade e a ficção".

Livro lido e escolhido a ser libertado para que outro se aventurasse por este mesmo romance, tratei de preparar a despedida com um marcador de páginas para dar a acolhida e informação necessárias ao próximo leitor. Como pretendia este ano alforriar o livro num dos bancos do calçadão em frente do rio Tejo - local que tem sempre estrangeiros passeando - tive ainda a preocupação de, apesar do livro ser publicado em português, reproduzir a mão em inglês (no verso do marcador que fiz) o texto do banner fornecido no blog Draft to the Draft pela grande divulgadora e incentivadora deste lindo projeto, a Luma Rosa.


Mas o dia resolveu me contrariar e amanheceu chovendo a água que está faltando no Sistema Cantareira. Daí que decidi coloca-lo na mesma via em que libertei o livro do ano passado, só que do lado contrário da rua.


Me despedi dele alegremente, aguardando a próxima edição do BookCrossing Blogueiro ainda este ano. Espero também poder participar do próximo BookCrossing Blogueiro Kids, promovido pela Trícia do blog Espelho de Si, com livros infantis que ainda não tenham sido desmembrados pelo meu filho!


4 comentários:

  1. Linda tua participação e bom te ver sempre! beijos,chica

    ResponderExcluir
  2. Muito legal tua participação, Luciene!
    Também estou participando.
    Bjim

    ResponderExcluir
  3. Perdi de participar este ano, mas não foi por falta de querer, foi por falta de livro mesmo. É que os últimos livros que li não eram meus. Dois do meu pai, dois do meu marido, dois do escritório onde trabalho. Mais um sobre a história do Brasil e Portugal, que achei muito didático para doação, e um outro sobre a Anorexia através da história, que resolvi não deixar por aí por motivos óbvios. Mas juro que vou fazer uma doação fora de época. Juro.

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luciene!
    Que coincidência um escritor morrer no dia do livro! Eu fiquei super curiosa com o autor e por esse livro. Vamos ver se encontro na livrarias por aqui.
    Obrigada por participar mais uma vez do bookcrossing blogueiro!!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!