Páginas

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Empadas e Estrelas Michelin

Foto de uma caixa azul clara da Empadaria do Chef José Avillez, Lisboa

Sim, falarei de empadas, inclusive. Não, não postarei receita de qualquer uma, por enquanto! Esta postagem é sobre um jovem, talentoso e empreendedor chef português, cuja breve passagem (2008 a 2011) pelo tradicional e tricentenário restaurante Tavares fez com que este ganhasse uma estrela Michelin, em 2010.

Falo de José Avillez, que em meio a crise econômica pela qual boa parte da Europa tem passado, arregaçou as mangas e hoje é reconhecido por estas paragens e além-mar, pelo seu domínio dos tachos (panelas) e sua cabeça para bons negócios! Logo após a sua saída do Tavares, desenvolveu serviços de cursos de gastronomia, fornecimento take-away e catering gourmet, além de integrar as cozinhas mais famosas do topo do ranking mundial.


Imagem feita de um televisor com o programa JA ao Lume da SIC Mulher, Portugal

A foto acima é do programa JA ao Lume (lume=fogo=chama), onde ele apresenta a culinária de maneira descontraída e descomplicada. Estava eu na cozinha assistindo para ver se eu me inspirava!

Avillez no momento, em Lisboa, tem cinco restaurantes: o Cantinho do Avillez, o Belcanto (este merecidamente recebeu uma estrela Michelin em 2012), o Café Lisboa, a Pizzaria Lisboa e o Mini-Bar Teatro que fica no Teatro São Luiz, em frente ao prédio onde, no primeiro andar, morou Fernando Pessoa.


Imagem de uma caixa take-away da Empadaria do Chef José Avillez, com duas empadas de galinha e um de porco preto

E cadê as empadas do título? Estão aqui, quentinhas e estaladiças (crocantes). A textura da massa delas por aqui são diferentes daquela massa farelenta que bem conhecemos no Brasil. Esta acima é uma das caixas que vez ou outra compramos na Empadaria do Chef, mais um empreedimento do Avillez, só que na linha fast-food e take-away com bom preço e sabores honestos. Na foto, as empadas fechadas são de galinha e a aberta é de porco preto. Esta última é normalmente acompanhada de um ovo frio que não pedimos.


Imagem da Empadaria do Chef  José Avillez, dos Armazéns do Chiado, Lisboa

Foram compradas na loja dos Armazéns do Chiado, mas há também empadaria no Centro Comercial da Praça de Touros do Campo Pequeno e no C.C. Colombo onde eu comi uma de cozido à portuguesa cujo sabor lembrava muito o prato. A de pato também é uma delícia!

Muita gente questiona que um chef do gabarito dele não deveria emprestar seu nome a um petisco que qualquer um pode fazer. Mas eu creio que isso é mais uma boa sacada comercial de um profissional que ama o que faz, faz com gosto e os resultados são visíveis.

5 comentários:

  1. Nooooooossa, fiquei babando aqui pelas empadas que pela apresentação devem ser maravilhosas! Come uma, duas, três por mim lá,rs bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Adoro empadas!! Fiquei encantada com com essas aqui .... hummm.

    Bjokas, Sheyla.

    ResponderExcluir
  3. UAU !
    Eu gosto de empadas, mas essa com massa diferente me aguou, srsrrs
    Concordo contigo, foi uma bela jogada um chef tão "estrelado" apostar numa receita tão comum...
    Eu amo programas de culinária, pena que na tv aberta não passa quase nada...

    Adorei conhecer mais um pouco d'além mar, srsrrsrs

    Bjus 1000 lindona !!

    ResponderExcluir
  4. Oi Luciene
    não gosto muito de empadas. Raramente eu as compro ou faço. Mas essas , que não conheci, me aguçaram a curiosidade. Uma massa estaladiça? deve ser deliciosa, pois comer empadinhas que se rompem feito uma farofa, não gosto muito,
    Adorando ver a cultura portuguesa aqui
    bj
    lindo domingo Zizi

    ResponderExcluir
  5. E no Porto? Ele tem algum cantinho no Porto que eu possa visitar nas próximas férias?

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!