Páginas

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

9º Bookcrossing Blogueiro: Crônicas do Sul

Fonte


Diário de bordo. Data estelar ... não, péra! Tempo e evento errados. Estamos aqui para a 9ª edição do BookCrossing Blogueiro que é um projeto fantástico impulsionado pela Luma Rosa do blog Luz de Luma, Yes Party. A ideia deste movimento é libertar os livros que estão conosco e já não os lemos mais doando-os ou deixando-os em algum lugar para serem encontrados por alguém. Não é necessário que se tenha um blog para participar desta onda literária. Participa e divulga nas suas mídias sociais e depois envia o link para a Luma informando a sua liberação.

Fonte



Partilhando do mesmo propósito deste projeto surgiu com a Trícia, do Espelho de Si, o BookCrossing Blogueiro Kids que está na 3ª edição, democratizando a leitura para os mais pequenos também!
Fonte


Minha participação no 9º BookCrossing Blogueiro é com um livro que tem bem a cara da atual avalanche de escândalos que atinge os dois lados do Atlântico: o que tem sido apurado com a Operação Lava Jato, no Brasil; as implicações dos chamados Vistos Gold na Operação Labirinto, em Portugal, que ontem causou a saída do Ministro da Administração Interna.


Trata-se de Crónicas (Crônicas) do Sul do escritor chileno Luis Sepúlveda. Dele só tinha lido História de uma Gaivota e o Gato Que a Ensinou a Voar que adorei. Este livro liberto agora é uma compilação de artigos que denunciam, com humor ácido, a realidade política do Chile no período da ditadura de Pinochet.




Ele expõe causticamente seu país espoliado por um governo corrupto e suas relações controversas com os países vizinhos e com as potências econômico-políticas mundiais. Tamanha frontalidade valeu-lhe o exílio na Espanha. Como por exemplo no capítulo intitulado Ladrões Ofendidos, em que ele comenta sobre o desvio de verba da CEMA (organização Centro de Mães) cometido pela mulher de Pinochet, ele finaliza assim:
"Sejamos solidários com os ladrões tradicionais do Chile, exijamos que todo o património do cartel dos Pinochet seja expropriado e devolvido aos seus legítimos donos: os Chilenos.
Assim, os nossos ladrões voltarão a sentir-se necessários, queridos, e porão de novo as suas máscaras, as suas luvas de camurça, os seus sapatos silenciosos, e voltarão a sair para roubar como deve acontecer num país civilizado."

Como na participação de último abril do BookCrossing Blogueiro, a minha libertação do livro foi feita em ambiente aberto e com um tempinho chove-não-chove. E percebo ao reler a minha postagem da 8ª edição, que o problema no Sistema Cantareira, que lá mencionei, só piorou! Eh, laiá!!!



Só que este ano consegui colocar em frente ao Tejo, bem embalado em plástico e com o bilhete avisando que não estava perdido. Fiquei espreitando de longe com o foco da câmera preparado para clicar o interessado(a). Demorou bastante até que alguém se aproximasse e o levasse pois muitos passavam conversando, correndo ou passeando os cães distraidamente. Além do fato de que por aqui pensam mesmo que se um livro está ali é porque alguém o esqueceu e não o tocam. Não fiz a foto do rapaz segurando o livro pois ele olhava para os lados muito desconfiado!

A página do evento do 9º BookCrossing Blogueiro acontece também no Facebook. Passa lá!

3 comentários:

  1. Em primeiro lugar,m fico feliz em te ver! Fazia tempo!! Linda tua participação ! Gostei de ver! bjs, ótima semana! chica

    ResponderExcluir
  2. Estava com saudade de você!
    Então dividimos cá desse lado do Atlântico o amor pelo BookCrossing e também, infelizmente, os escândalos corruptos?

    Excelente um escritor abordar através de crônicas esse assunto . É uma maneira de acordar e cutucar as pessoas. Tenho medo de nos acostumarmos com isso...
    Especial deixá-lo às margens do Tejo.
    E eu pertenço ao sistema Cantareira. Crítico, triste e a oportunidade de mudar hábitos de consumo.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Luciene!
    Esse escritor fez um trabalho social em narrar os desmandos da família Pinochet no Chile. No Brasil alguns autores se aventuraram a escrever sobre a Dilma e o Lula, mas ainda não se aventuraram a escrever sobre os mais antigos, que apesar de também corruptos, foram blindados e o povo não imagina o quanto eram bandidos.
    Obrigada por mais uma vez participar do BookCrossing Blogueiro! Tenho certeza que quem encontrar o ex-seu livro ficará muito feliz, senão, muito bem informado!
    Beijus,

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!