Páginas

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

V Interação de Natal: Qual o meu maior presente neste Natal?


interação de Natal rosélia-1


A querida Roselia em um de seus blogs, o Espiritual-Idade, promove uma interação entre pessoas convidadas com o tema “Qual o meu maior/melhor presente neste Natal?”. Estou muito honrada e contente em participar!

Os que habitualmente leem as minhas postagens percebem que elas ficaram rareadas. Precisei dar um tempinho a minha mente para que o foco de minha atenção fosse direcionada ao Miguel, nosso filho tão desejado, que está numa idade delicada em que seu cérebro (uma esponja que tudo absorve) tem recebido inúmeros estímulos. E assim, tento perceber se falta de nossa parte algum elemento para que seu seja desenvolvimento saudável.

Durante todos os processos para engravidar, eu pedia sempre  a Deus que a criança que Ele me destinasse, e que me aceitasse como mãe, fosse perfeita física, mental e espiritualmente. Tirando o fato do nascimento dele ter sido prematuro e ambos termos ficado no "spa" dos Cuidados Intensivos, tudo tem corrido lindamente. Até que ele foi, com dois anos, para a creche…

Único filho, sem outras crianças na família para interagir, morando num prédio em que não há mais crianças da idade dele para brincar (as meninas não acham graça alguma brincar com meninos nesta fase!), e falando pouco ou quase nada, estranhou o ritmo de um infantário em que a atenção da criança é direcionada e observada. Assim, foram travadas algumas batalhas de quereres X deveres: ele queria continuar a brincar justamente na hora que, se supunha, deveria estar sentado a ouvir estorinhas ou fazendo algum tipo e atividade em grupo. Ah hã… eu também quereria continuar na brincadeira e, como ele, faria muita birra!

E depois de algumas reuniões com a educadora na época e com a coordenação, levamos o Mi a uma otorino que indicou um exame detalhado para sabermos se haveria ali um motivo para o atraso na fala. Deu o que eu já sabia: Nada Consta. Depois levamos a uma pediatra de desenvolvimento que durante os 20 minutos em que estivemos na sala com ela, leu o relatório da escolinha e apenas olhando/interagindo(?) com o Mi por 5 minutos, diagnosticou que ele “poderia” estar dentro do espectro dos Transtornos do espectro do Autismo. Como este espectro é amplo, apesar de não vermos quaisquer sinais disto, levamos sua experiência em conta mas com reservas.

Chegar em casa com um diagnóstico destes e tentar revirar as gavetas das nossas mentes para perceber o que foi que nos escapou em nossa observação diária, foi bombástico. Mas para não entrarmos em estado de suposta "negação", começamos a ler muitos blogs de famílias com filhos portadores de TEA dos mais variados. Cheguei até a trocar, naquele momento, o leite dele por um sem lactose, pois em muitos destes casos algumas enzimas são prejudiciais aos receptores dos cérebro.

tree_2014

No meio do ano aqui, inicia um novo ano letivo. Ele e seus coleguinhas estão em outra sala com crianças de 3 a 5 anos, com uma outra educadora (tô aqui fazendo coraçãozinho com as mãos pra ela!). E logo após este início conseguimos, graças a Deus, uma consulta com um excelente psicopediatra que é referência nesta área para sabermos de fato se haveria “algo” e o que poderíamos fazer para ajuda-lo. Uma abordagem totalmente diferente da anterior! Entramos na sala, sentou no chão com o Mi e brincou com ele por pouco mais de 15 minutos. Depois nos fez uma série de perguntas e nos disse que o nosso filho não tem qualquer sinal de autismo, tem atraso na fala que até o momento de ir para 1ª série estará sanado. O fato de ele por vezes não se interessar em brincar com seus colegas de mesma idade se deve a dificuldade de se fazer entender e de compreender o que eles (numa linguagem um tanto ta-ti-bi-ta-ti) dizem também. Apesar disso levamos o Miguel a uma consulta com uma fono que informou ser prematuro recorrer a esta terapia por agora. Yeah… tudo o que eu já sabia!!! Ainda assim continuamos atentos a tudo, pois nunca sabemos quando uma mente, infantil ou adulta, pode dar um clique e desligar. Precisa de incentivo constante.

A terapia recomendada: floortime (sentar com ele no chão e brincar falando o tempo todo). Resultado: já interage melhor com seus pares e educadores na sala, tem estado mais atento as regras ditadas e menos birrento. Além de “mamã”, “papá” e umas tantas outras palavrinhas, usa trechos de palavras para indicar o que deseja. Alguns fonemas ainda são desafiantes. Ou seja, está crescendo e continua a ser o menino que conhecemos que é carinhoso, esperto/malandro, sorridente, extremamente curioso e saco de cócegas que, na festa de Natal da escolinha, foi o marceneiro mais bonito da Oficina do Papai Noel! E como eu já disse uma vez, sim… sou uma mãe exibida, babada e feliz, inclusive se fosse o Mi portador de TEA. E sei que Deus nos deu o melhor e maior presente que nós poderíamos desejar: a saúde de um filho tão querido!

Foto minha com Miguel na Pça do Rossio (Pça D. Pedro IV, IV de Portugal e I do Brasil), em Lisboa
Para acompanhar as demais interações desta belíssima iniciativa da Roselia para a quadra natalina, basta clicar aqui ou no banner do topo desta postagem. Eu visitarei/comentarei nas postagens desta interação e nos demais blogs que habitualmente sigo com velocidade de Jabuti, mas eu chego lá!

4 comentários:

  1. Luciena, que bom que vocês são pais assim atentos, percebe,m as coisas e conseguiram proporcionar nova consulta, não ficando com um diagnóstico apenas! Assim devemos fazer e ir atrás de nossas intuições! Logo ele estará bem , interagindo com todos e trazendo cada vez mais alegrias pra todos vocês. Que o presente de Natal seja atendido e que tenham um lindo, feliz, abençoado Natal! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Das alturas orvalhem os céus,
    E as nuvens que chovam Justiça,
    Que a terra se abra ao amor
    E germine o Deus Salvador.

    Olá, querida amiga Luciene
    É com grande alegria que recebo o seu presente de Natal e vou lhe dizer que hoje é grande a Vitória do Senhor na vida do meu netinho do meio que, depois de uma cura de epilepsia benigna ao nascer,há 7 anos, hoje teve a sua formatura no inglês do primeiro nível e foi um dos alunos brilhantes... já sabe ler fluentemente... um orgulho da vó professora aposentada...
    Fui me lembrando dele ao ler o seu relato lindo de mãe, amiga....
    Que o Menino Deus lhe seja sempre favorável em todos os níveis do seu viver!!!
    Muito obrigada por ter interagido conosco em nossa V Interação Fraterna de Natal, me alegrado e me enriquecido...
    Bjm festivo e natalino

    ResponderExcluir
  3. Belo exemplo de amor...parabéns ao Miguel pelos pais amáveis que el tem...beijus

    ResponderExcluir
  4. Claro que eu percebi que você estava sumida, mas, entre nós blogueiras, isso é natural. Vez ou outra temos que colocar nosso hobby em stand by pra cuidar de projetos pessoais. Mas não imaginava que seus projetos pessoais tinham toda essa dimensão. A parte boa é que, imagino que apesar das suas preocupações, pelo que você escreveu, você sempre soube que Miguelito é uma criança feliz e saudável, dotada de todas as malemolências que as crianças apresentam durante seu crescimento. Acho que isso é o sentimento de mãe, não é? Feliz 2015 pra família toooooda!!!!!

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!