Páginas

quarta-feira, 2 de março de 2016

Exames, azulejos e resoluções

12670873_1149525288405444_5588137536810336698_n
De alguma página perdida na timeline do Facebook


Lembram-se que, neste post aquieu comentei que fui fazer um exames laboratoriais? Então, eu os fiz no Hospital de São José, um dos mais antigos de Portugal. Enquanto aguardava para ser “vampirizada” por uma agulha, fiquei observando e fotografando com o telemóvel (celular) os azulejos que ornamentam o andar onde eu estava.

DetalhePainel_azulejo_HSJose
Detalhe de painel de azulejos da escadaria secundária no 1º andar



Do que entendi das pesquisas que fiz na web, a enorme construção pertencia a um colégio jesuíta com início de sua construção em 1579 e inaugurado em finais de 1593, com o nome de Colégio de Santo-Antão-o-Novo. Sim, Novo, porque já havia um anterior Colégio de Santo Antão que ficava num convento de mesmo nome, na Mouraria, e seu espaço tornou-se pequeno para a demanda de ensino na época. E este, o do convento, foi o primeiro colégio de Jesuítas no mundo todo!


CantoOposto_azulejo_HSJose
   canto_azulejo_HSJose
 
 
 
 
 
 
 
 








Painéis de azulejo da circulação da escadaria secundária do 1º andar

Mas e como foi que o colégio transformou-se num hospital? Ok, eu conto tudo. Senta que lá vem História!

azulejos_andar2_HSJose
Escadaria secundária do 1º para o 2º andar
Em 1492, no reinado de D. João II, iniciou-se a construção do Hospital Real de Todos os Santos (também conhecido por Hospital dos Pobres), porém sua inauguração ocorreu em 1501 sob o reinado de D. Manuel I, grande impulsionador dos descobrimentos portugueses. Praticamente durante três séculos este hospital foi o mais importante do país.

azulejos_andar1_HSJose
Escadaria secundária do 1º andar para o andar térreo
O hospital, que teve três andares e situava-se na atual Praça da Figueira, foi destruído pelo terremoto de 1755 e pelo grande incêndio que se espalhou por toda cidade a seguir ao sismo no mesmo dia que deu nome ao edifício, Todos os Santos. Oh, sina!
 
corredor_andar1_HSJose
Corredor com revestimento cerâmico nas paredes do 1º andar
 
ParedeCeramica_andar1_HSJose
Detalhe do mosaico cerâmico que reveste meia parede dos corredores do 1º andar. Parecem ser feitos de cerâmica hidráulica
Para segurar a bucha naquele momento surreal de catástrofe, de “plantão” estava o Marques de Pombal que teria dito "E agora? Enterram-se os mortos e cuidam-se os vivos" e era o equivalente a ser um Primeiro-Ministro. Com a sua decisão de expulsar a Companhia de Jesus  do território português e colônias,   o Colégio de Santo Antão-o-Novo passa a acomodar os doentes que estavam no destruído Hospital de Todos-os-Santos.

 
Canto_AzulejosConsultas_HSJose
Painel de azulejos representando "A Visitação", na escadaria das consultas

Ao então Hospital Real de São José  juntam-se com o passar do tempo outros hospitais chamados Anexos: São Lázaro (atualmente interditado para futura (?) reforma), Desterrro, Dona Amélia, Dona Estefânia, Arroios, Santa Marta, Curry Cabral e Santo Antonio dos Capuchos e Maternidade Alfredo da Costa. Alguns destes foram extintos e outros incorporados.
 
Painel_NSMisericordia_HSJose
Painel de azulejos representando Nossa Senhora da Misericórdia
 


EscadariasConsulta_HSJose
Perspectiva da escadaria das consultas, com o painel de azulejos representando Nossa Senhora da Misericórdia


E então? Alguém ainda lembra, depois de tudo, para que fui ao Hospital de São José? Ah, pois é, os exames… além de constar um pouco de anemia (cadê novidade?), os testes acusaram (dedo-duro!) LDL elevado. Assim, o negócio é eu tomar vergonha nesta cara enfiada no notebook e fazer este corpinho dar umas boas caminhadas! Resolução: done ☑ Prática: in process 👟
 

E para você que conseguiu chegar até o fim deste texto, parabéns! Abaixo está um vídeo do Programa The Late Late Show with James Corden. É uma paródia, sobre resoluções saudáveis de Ano Novo, da música All About That Bass onde o apresentador e a cantora Meghan Trainor interpretam All About That Change This New Year. Divirtam-se!



3 comentários:

  1. Adoro os azulejos de Portugal e que história bem trazida sobre a transformação do colégio em hospital! E que belo quadro tiveste na hora da picada,rs Gostei! bjs, chica

    ResponderExcluir
  2. Bom saber que não é nada de grave o que tens! E que história tem esse hospital?!
    Amei a foto das escadas todas com azulejos nas laterais.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Fico tranquila que não é nada grave e que as medidas pra reverter a situação já começaram. Atividade física é bom demais, só é preciso força pra iniciar e procurar sempre algo que lhe dê prazer, caso contrário é fácil parar.

    Menina, que história essa do hospital? Que fotos lindas! Amo Portugal, amo, amo!

    E o vídeo? kkkkk....adorei!!! Adoro o James Corden, já viu o vídeo dele com o Tom Hanks, acho hilário!

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!