Fonte |
Hoje, através do tema proposto, vou falar de um filme que normalmente é reprisado na tv (principalmente no Natal) e é um dos meus queridinhos do coração: "A Felicidade Não Se Compra" ("It's A Wonderful Life"/"Do Céu Caiu Uma Estrela").
É um clássico do genial Frank Capra, que assinou a produção e a direção deste filme "indicado em cinco categorias do Oscar, reconhecido pelo Instituto Americano de Cinema como um dos 100 melhores filmes americanos já realizados figurando em 11º lugar em sua lista de melhores filmes de 1998, e também está em 1º lugar do filme americano mais inspirador de todos os tempos".
O filme ganhou meu coração porque mostra as escolhas e angústias de um chefe de família, que está sobrecarregado por obrigações acumuladas em virtude de se ver como sucessor dos negócios da família. Por isso George, o personagem interpretado lindamente por James Stewart, abdica dos seus sonhos pelos sonhos dos outros, e durante uma crise bancária que o país enfrenta, ele sente-se frustrado entrando em desespero.
Encurralado acreditando ter decepcionado a todos, ele tenta se suicidar desejando que jamais tivesse nascido, quando é impedido por um anjo da guarda (que ainda não tem asas!) então encarregado de impedi-lo e mostrar a ele o quão é importante a sua vida para todas as pessoas que já se cruzaram com ele. Esta linda estória pode ser melhor lida neste site para cinéfilos da blogosfera.
É um clássico do genial Frank Capra, que assinou a produção e a direção deste filme "indicado em cinco categorias do Oscar, reconhecido pelo Instituto Americano de Cinema como um dos 100 melhores filmes americanos já realizados figurando em 11º lugar em sua lista de melhores filmes de 1998, e também está em 1º lugar do filme americano mais inspirador de todos os tempos".
Fonte à esquerda e à direita |
Fonte |
A estória deste filme se comparado a uma equação matemática, em que a vida de alguém é como uma variável "X" onde se modificamos seu valor ou mesmo a eliminamos, toda a equação é afetada!
Muitas vezes quando me sinto frustrada com algo e de repente imagino o que aconteceria se eu sumisse da face da Terra, lembro logo deste filme e digo (olhando para cima...) ao meu anjo de guarda que apenas estou contextualizando e não desejando o fato. Vai que ele entende errado, né?
E clássico que mereça este título acaba por ser citado e servindo de referência em outras obras. Logo que pensei neste filme para o post, lembrei de um episódio da série "A Gata E O Rato" ("Moonlighting"), em que o personagem Maddie deseja jamais ter assumido a agência de detetives e um anjo a ajuda a rever a situação.
O título foi usado também num episódio de Natal, "It´s a Wonderful Lie", em "House". Também assisti num episódio do antigo "Barrados no Baile" ("Beverly Hills 90210") e tentando encontrar qual foi o episódio desta série de tv, descobri que há centenas de filmes, desenhos e séries que referem o filme de Capra.
Fonte |
Encontrei o livro "Christmas On Television", de Diane Werts, que da página 157 a 163 no capítulo "Its a Wonderful Life Wishing They'd Never Been Born" onde comenta todas as menções da tv ao filme. Tá aí um livro que vou comprar.
Se pensa que a citação fica apenas por aí? Não... tem música. Sim! Um clip antigo, que gosto muito, do Billy Joel onde ele exorciza na música uma tentativa sua de suicídio, onde ele próprio aparece de anjo a um rapaz. A música é "You're Only Human (Second Wind)" e o vídeo é este abaixo.
Gostei de tuas escolhas e mesmo sem conhecer, só pelo nome já me pareceu bom! Sou muito dessas coisas: intuição! beijos, tudo de bom,chica
ResponderExcluirMuito legais suas escolhas!Eu não assisti " A felicidade não se compra".Fiquei bem interessada,vou procurar!bjs e boa quarta pra vc!
ResponderExcluirOi, Luciene! Maravilhoso este seu post. Tantas referências... e você ainda colocou o clip do Billy Joel! (Gosto muito das músicas dele! ) Muito obrigada pela belíssima participação. Bjs.
ResponderExcluirOlá, querida Etiene
ResponderExcluirNão vi o filme mas gosto de receber sugestão...
A felicidade não se compra mesmo...
Bjm de paz e bem
Por incrível que pareça, acho que nunca assisti este filme. Tenho que tratar disso.
ResponderExcluir