Páginas

terça-feira, 2 de novembro de 2010

E o Nobel de Medicina foi para...

Fonte: G1

O professor emérito da Universidade de Cambrigde, Robert Edwards, criador do método para fertilização in vitro, concebido em 1978, recebeu o prêmio Nobel de Medicina e Fisiologia de 2010. O anúncio foi feito pela Fundação Nobel, no Karolinska Institutet, Estocolmo, em 04 de outubro e  premiou o trabalho do fisiologista britânico que permitiu, até hoje, o nascimento de 4 milhões de pessoas e uma solução para a impossibilidade de ter filhos, problema que afeta entre 1% e 2% dos casais em países desenvolvidos na Europa e no continente americano.
O nascimento da primeira criança pela técnica, Louise Joy Brown, em 1978, na Grã-Bretanha, foi a principal conquista destacada pelo comitê organizador da premiação para premiar Edwards.
No Brasil, Anna Paula Caldeira foi o primeiro bebê de proveta da América Latina, nascida em 7 de outubro de 1984. A operação de fertilização da mãe, Ilza Caldeira, foi realizada por Milton Nakamura, médico falecido em 1997.
Eu conheço algumas mulheres, umas próximas, umas nem tanto e outras muito distantes, que passaram por auto aplicações de injeções com hormonios, comprimidos que dão constantes enjoos, exames que mais parecem torturas, perfurações no útero para sacar do ovário um oócito válido. E a transferência. E a espera. E a esperança.
Àquelas que conseguiram, às que desistiram e às que decidiram que há outros caminhos, o meu carinho e respeito.  Reginas, Gláucias, Astrids, Halles, Jennifers, Celines, Mariahs, etc: tamo junto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!