Páginas

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Pão quentiiiinho...

E o marido resolveu comprar uma máquina de fazer pão. Dois motivos: a "briga" de descer para comprar aqui embaixo no prédio; cansou de ouvir um colega dizer que chega em casa e come pão quentinho que deixou programado na máquina dele antes de ir trabalhar.

Já fiz alguns pães nessa máquina. Uns ficaram bons outros meia-boca. Estamos testando bastante. O manual da máquina diz para usar um tipo de farinha, o livro que compramos sobre pães para máquina diz para usar um outro tipo.

Encontramos umas farinhas que já vêm prontas para ir para a máquina, só acrescentando água e óleo. O mais recente fiz ontem de noite com uma dessas farinhas mas com sementes. Juntei depois de algum tempo umas azeitonas pretas picadas. Olha, massa boa e saborosa. Não esfarelou quando cortamos como aconteceu em algumas outras receitas.

Por aqui existem muitos tipos de pães, mas não existe o nosso gostosinho pão francês. Em Santos chamamos de média e descobri com dez anos de idade, quando visitava parentes em Salvador, que aparentemente só em minha cidade o chamamos assim. Em Salvador minhas primas me disseram que chamava-se cacetinho. Se pedisse média na padaria me dariam café com leite, que aliás não suporto (fazer o que?).

Fonte: Estadão.
Este ano visitando Granada, numa ida a uma chocolateria (Café Bib-Rambla) para tomarmos nosso café da manhã (não tomo mais em hotel, a não ser que já esteja incluído na diária, pois via de regra é caro e não é lááááá essas coisas), eu pedi junto do meu café puro uma tostada con mantequilla. Veio um pãozinho quente com manteiga e uma deliciosa geléia por cima. Sublime começar o dia assim.

Pagando a conta, li na fatura que o pão estava descrito como... média! Algum historiador me explica, por favor?

E lembrando de coisas deliciosas, alguém conhece o pão de cará que se vende em Santos? Não é pãozinho de leite ou bisnaguinha. Tem textura e sabor diferentes. Li num site que hoje em dia não é mais feito com cará, pois encarece a receita. Encontrei algumas receitas na web, mas meu problema agora é encontrar por aqui o cará!


Uma amiga minha disse que um ex sócio da padaria Seara, na esquina da Av. Rangel Pestana com a R. Sen. Feijó, abriu uma padaria em São Bernardo do Campo e teria levado para lá um padeiro que tem feito o pão de cará. Agora imagina o sucesso que não faz!?!? Se alguém souber de uma receita bacana desse pão, me envia que faço e posto aqui com  crédito.

Um comentário:

  1. Oi Ciene, que saudades!!! Tb tenho essa maquina mas quem pilota é a nathalia, que adora cozinhar. Adorei seu blog pra poder acompanhar vc mesmo de longe. Bjs pra c e pro Rui.

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!