Páginas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Cúpula da OTAN

Acordamos com o barulho de helicópteros. Isso significa que teremos em breve visitantes ilustres modificando a rotina, trânsito, densidade demográfica e humores por aqui, no Parque das Nações.

No próximo dia 19 e 20 de novembro estarão reunidos na FIL líderes de 28 países da OTAN e outros parceiros de delegações internacionais. Já há muitos estrangeiros que trabalharão no evento e é esperado um contingente ainda maior com a chegada de presidentes e primeiros-ministros. Só a comitiva de Obama contará com 800 a mil pessoas. Os hotéis por toda Lisboa e arredores estão com lotação quase esgotada.


Fonte: Jornal Público




Check Point na Porta Norte do Parque das Nações

Então imagina o quanto as autoridades de segurança neste país estão rebolando para eliminar qualquer ponto de vulnerabilidade que possa ser usado para ataques terroristas e de elementos do Black Bloc (estes conhecidos por "tocar o terror" vestidos com roupas e gorros pretos, infiltrando-se em manifestações pacíficas e autorizadas, quebrando vitrines, principalmente das empresas multinacionais e queimando veículos). Nas fronteiras com a Espanha todos os carros são parados e documentos são verificados. Não se vê isso há bastante tempo desde a implantação do espaço Schengen.

Quem mora e circula diariamente por aqui já tem como companhia um grande número de policiais que na sexta-feira e sábado terá o auxílio luxuoso de atiradores de elite no topo de alguns prédios vizinhos. Pelo rio Tejo estaram à disposição das autoridades mundiais, navios da Marinha para o caso de evacuação em decorrência de ataque terrorista. Dentro da área de total restrição, todas as lixeiras foram retiradas e os subterrâneos estão sob vigilância. Nestes dois dias da Cúpula estradas e pontes de acesso terão seu trânsito interrompido por algumas horas.


Arame farpado
Seja qual for a conclusão a se que chegue durante a Cúpula da OTAN ou Cimeira da NATO, o que todos nós queremos é voltarmos a nossa rotina sem termos em nosso caminho cercas e arames farpados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!