Páginas

domingo, 21 de novembro de 2010

Rainha Catarina convida para um chá

Fonte: Blog A Nossa Terrinha

Chá e chocolate quentes são, para mim, as bebidas mais reconfortantes.
Daí, com esse friozinho que faz por aqui, vem a imagem de uma mesa com uma toalha de linho, um bule com chá quentinho cercado de quitutes para acompanhar.
O famoso chá das cinco com bolos e geléias, tão inglês, foi introduzido naquela terra pela única rainha da Inglaterra de origem portuguesa.
Catarina de Bragança, casada com Charles II da Inglaterra,  tinha sido educada num convento, de onde só tinha saído meia dúzia de vezes, e não sabia uma única palavra de inglês. Católica num país de protestantes, foi alvo de inúmeras suspeições, intrigas e conspirações, o que se agravou com a circunstância de nunca ter conseguido ter um filho do rei.
A primeira ópera italiana que os ingleses puderam ouvir foi mandada trazer por ordem de Catarina. A rainha introduziu ainda na corte inglesa o uso de pratos de porcelana (por lá usavam-se pratos de ouro ou prata e os alimentos ficavam frios num instante) e o dos leques em substituição da máscara de passeio em seda negra.

Abaixo, estatua da Rainha Catarina no Parque das Nações, Lisboa.

Fonte: Site Olhares AEIOU.PT

Durante o reinado de Charles II, a cidade norte-americana de Nova Amsterdam, fundada pelos holandeses, foi conquistada pelo inglês duque de Iorque, passando a denominar-se Nova Iorque. A um dos dois principais bairros de Nova Iorque teria sido dado o nome de Queens, de  "queen", "rainha", em homenagem à portuguesa Catarina.


E o chá? Como chegou por aqui?
Segundo o Wikipedia, os primeiros europeus a contactar com o chá foram os portugueses que chegaram ao Japão em 1561.


A europa começou a importar as folhas, tendo a bebida tornado-se rapidamente popular, especialmente entre as classes mais abastadas na França e Países Baixos. O uso do chá na Inglaterra é atribuído a Catarina de Bragança por volta de 1660. A rainha patrocinava "Tea parties", onde o chá passou a ser apreciado pelas mulheres e, posteriormente, daí passou a ser também do gosto masculino. Durante muitos anos a ilha de São Miguel, nos Açores, foi o único fornecedor do chá para a europa.


Que tal um Scone para o chazinho da tarde?
Encontrei esta receita no site das margarinas Vaqueiro 

 Scones

Ingredientes para 14 a 16 pessoas

500 g de farinha
1 colher de chá de sal
1 colher de sopa de fermento em pó (bem cheia)
5 colheres de sopa de açúcar
40 g margarina
1 xícara de leite
1 ovo (grande)

Preparação

Ligue o forno e regule-o para os 200°C.
Numa tigela misture a farinha com o sal, o fermento e o açúcar.
 Derreta a margarina no micro ondas, ou na chama do fogão, com o leite. Abra uma cavidade no meio da farinha e coloque aí a margarina derretida com o leite e o ovo. Mexa rapidamente com uma colher de pau até os ingredientes estarem ligados. Ponha a massa em montinhos, com a ajuda de uma colher sobre uma assadeira untada e polvilhada com farinha e asse durante 10 a 15 minutos no forno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!