Páginas

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Viagens gastronômicas

Uma coisa que eu aprendi a gostar com o marido é viajar. Rola sempre um estresse na hora de fechar a mala e sair de casa para chegar a tempo no aeroporto. Mas tirando isso, o que sobra é pura delíííícia!

Sempre que chegamos a uma cidade, além de visitar locais culturais e históricos, visitamos também feiras livres (quando há), mercados e alguns restaurantes.

Dois restaurantes que ganharam nossos corações para sempre (sem fazer coraçãozinho com as mãos, please!), são La Rose Blanche (em Bruxelas) e o Café de Paris (em Genebra).

A primeira vez que comi moules (mexilhões) com batatas fritas foi em Paris no Léon de Bruxelles, no número 131 do Boulevard Saint Germain. Acho que as minhas eram com vinho branco. Sensacionais. E as fritas?!?! Nunca mais chamo batata frita de french fries. Erro, pois a origem delas é mesmo da Bélgica, e lá eles sabem mesmo como fazer a coisa com diversos molhos.

Em Bruxelas já comemos em vários lugares da Gran Place. Mas o prêmio pelo  "conjunto da obra" vai mesmo é para  La Rose Blanche. Atendimento de uma simpatia. As moules maravilhosas (minha preferida é à Provençal).

Perceba a felicidade da pessoa...
Como já tínhamos feito amizade com um dos garçons, no último dia que estivemos lá conseguimos o papel com o menu da casa, que serve de jogo americano. Vamos emoldurar e colocar na cozinha.

Agora, o Café de Paris foi uma surpresa imensa. O entrecôte com uma manteiga cheia de ervas e guarnecido com fritas, é o único prato da casa.

Ainda bem que sobrou um pedaço para a foto.
A manteiga é surreal! Eles vendem também a manteiga para os clientes, e parece, que para alguns restaurantes em diversas partes do mundo.

Perto de casa comemos um entrecôte que se dizia de Paris (ah, tá!). Mas não tinha a maciez e o sabor das ervas na manteiga.

Pesquisei e encontrei várias receitas da tal manteiga. E tanto ingrediente que até cansa.
Se alguém quiser testar, boa sorte com esta.


Entrecôte Café de Paris
 
Ingredientes:
1/2 quantidade de Manteiga Café de Paris (conforme receita)
8 peças de 240g de entrecôte de contrafilé com pouca gordura
Azeite de oliva

Manteiga Café de Paris
1kg de manteiga sem sal
60g de ketchup de tomate
25g de mostarda de Dijon
25g de alcaparras em salmoura, lavadas e grosseiramente picadas
125g de chalotes francesas, finamente fatiadas
50g salsa crespa, finamente fatiada
50g cebolinha, finamente fatiada
5g de cada – manjerona seca e dill seco
5g de folhas de tomilho, levemente picado
15 folhas de estragão, levemente picado
Uma pitada de alecrim seco
1 dente de alho, picado bem finamente
8 filets de anchova, finamente picados
1colher de sopa cada - Brandy e Madeira
1colher de chá de molho inglês (tipo Worcestershire)
½ colher de chá páprica doce
½ colher de chá de curry em pó
Uma pitada de pimenta caiena
8 grãos de pimenta branca, finamente moída
Suco de 1 limão
Casca ralada de ½ limão
Casca ralada de ¼ de laranja
1-1½ colher de chá de sal

Preparo:

Entrecôte Café de Paris
Para fazer a Manteiga Café de Paris, bata a manteiga na batedeira, em baixa velocidade até que fique bem cremosa (quase branca). Numa tigela separada, misture bem todos os ingredientes restantes antes de adicionar a manteiga. Misture novamente com uma colher grande ou lentamente na batedeira. Reserve e refrigere por pelo menos três horas.
Aqueça uma frigideira de ferro até que esteja quente, mas não agressivamente quente. Passe um pouco de azeite de oliva em um lado do filet, tempere com sal marinho e pimenta preta moída na hora. Grelhe até que pegue cor, então tempere o lado que ainda está crú, vire e grelhe ao seu gosto. Como a carne continua a cozinhar depois que sai da chapa, é aconselhável grelhar um pouco menos que o desejado e deixar a carne descansar por uns 5 minutos.
Faça 5 ou 6 cortes diagonais, sem seccionar a carne. Coloque os filets nos pratos e distribua abundantemente a Manteiga Café de Paris por entre os cortes e por sobre a carne.
Coloque os pratos em um forno com grill até que a manteiga derreta e esteja levemente dourada.

Para armazenar:
Numa bancada, abra folhas de 20/30 cm de comprimento de papel alumínio (dupla espessura) e distribua metade da manteiga ao longo da folha. Deixe aproximadamente uns 5/10 cm em cada ponta e lados. Enrole como um rocambole de aproximadamente 5 cm de diâmetro, dobre as pontas para selar e então refrigere. Dura por meses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!