Ano passado, nessa época, meu final de ano foi comemorado na varanda do nosso quarto, em Lisboa, fotografando e filmando os fogos de artifício ao longo do rio Tejo e na Torre Vasco da Gama. Lá, como em quase todos os países acima do Equador, o nosso costume de vestir-se de branco na virada do ano não existe. Mesmo porque, com o frio do inverno, ia todo mundo parecer picolé de coco.
Branco: harmonia, calma, paz, prosperidade, pureza, ordem, expressa simplicidade porém em excesso promove o cansaço e a depressão. No verão realça o bronzeado. É só tomar a devida cautela com os tecidos transparentes demais para não se tornar numa figura vulgar.
Preto: silêncio, sobriedade, elegância, luto nos países ocidentais. Não é comum o uso durante o reveillon brasileiro, mas bomba estratosfericamente onde é inverno. O preto, também
Cinza: como as cores podem expressar o estado de nossa alma, o cinza, às vezes revela que estamos incertas ou neutra numa situação. Por ser o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia, não fica muito bem para quem quer algo de concreto para o novo ano que se aproxima. No entanto, por ser uma cor neutra, é capaz de acrescentar um ar de elegância ao visual. Pode ser substituído pelo prata, se a intenção for gerar um pouco mais de glamour. Mas cuidado: esta cor não favorece todos os tons de pele.
Vermelho: amor paixonado por alguém ou simplesmente pela vida, dinamismo, força, e estímulo, costuma ter ação poderosa sobre o estado de ânimo, transborda vida e agitação. Por ser uma cor quente devendo ser usado com cautela, pois é uma cor enervante. Dependendo se o tom for aberto, esta cor pode dar a impressão de engordar a pessoa que usa. Assim, evite vestir-se inteira de vermelho. "A cor do meu batuque tem o toque, tem o som da minha voz. Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão..." Bom, voltamos a nossa programação normal.
Laranja: alegria, harmonia, felicidade contagiante, espontaneidade, calor, boas vibrações e grande disposição. Ótima cor para ser usada em estampas alegres do verão. Tem como função dar estimulo por se uma cor contagiante e quente, transbordando em irradiação e expansão. De novo, cuidado para não carregar demais. Ninguém quer parecer o Agostinho da “Grande Família”, suponho.
Amarelo: prosperidade, riqueza, lembra ouro, dinheiro, estimula o otimismo e as realizações, coragem para seguir em frente, a criatividade e a inteligência. Ela age direto no nosso sistema nervoso central. É muito luminosa, vibrante e forte, atrai a atenção com facilidade. Para quem deseja/precisa de um upgrade nas finanças, pode arriscar. E quem gosta de um brilho a mais, o melhor mesmo é usar dourado. Este traz sorte e riqueza. Dê preferência ao uso em acessórios. Em roupas, usar em pequenas peças ou que sejam estampadas.
Verde: vitalidade, confiança, calmante, cor da esperança de realizações desejadas e fertilidade. Por ser a cor universal da Natureza, relembra tudo o que é natural, como a calma, harmonia e a alegria. Tem efeito calmante, relaxante, tem frescor, harmonia e equilíbrio. Pode ser combinado com alguns tons como marrom, terra e preto. Há pessoas que usarão algo verde fluorescente radioativo. Se a intenção é não se perder do grupo durante a comemoração na praia, então que a força esteja contigo!
Azul: tranqüilidade para a vida, traz calma e descanso, colaborando com a maturidade pessoal. A combinação de azul claro com branco forma um belo degradê. Uma gama imensa dessa cor pode ser usada, deixando os tons escuros para uma ocasião mais formal. Uma ótima opção para quem vai passar a virada na praia/rio/lago/piscina/navio.
Roxo: atrai nobreza, mistério e poder para a sua vida. O roxo é a cor dos pensadores. É usada normalmente por quem quer atingir o poder. A sugestão para quem ventila a possibilidade de usar uma peça dessa cor é optar pelos tons berinjela ou algo próximo do lilás. Ou uma mistura de azul com roxo, o índigo. Atenção para não se vestir inteira de roxo, pois pode parecer que você está na Quaresma e o resto da turma no reveillon.
Marrom: sugere a impressão de algo denso, sólido, seguro por se tratar da cor da terra. Assim, indica segurança em todos os ramos da vida. Na virada, ele brilharia mais sendo usado em acessórios com toques dourados, como cintos, calçados ou ainda em algumas estampas. É mais indicado para ser usado em compromissos de trabalho onde se queira passar segurança e confiança para outras pessoas. Mas sempre atenta se o tom combina com sua cor de pele. Senão pode dar um aspecto de cor de rato salvo da enchente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!