Páginas

quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

Com que roupa eu vou, pro Reveillon que você me convidou!

Ano passado, nessa época, meu final de ano foi comemorado na varanda do nosso quarto, em Lisboa, fotografando e filmando os fogos de artifício ao longo do rio Tejo e na Torre Vasco da Gama. Lá, como em quase todos os países acima do Equador, o nosso costume de vestir-se de branco na virada do ano não existe. Mesmo porque, com o frio do inverno, ia todo mundo parecer picolé de coco.

Desconhecem a importância que muitos de nós damos a cor da roupa que usamos no reveillon, de acordo com o significado de cada uma. Por exemplo:

Branco: harmonia, calma, paz, prosperidade, pureza, ordem, expressa simplicidade porém em excesso promove o cansaço e a depressão. No verão realça o bronzeado. É só tomar a devida cautela com os tecidos transparentes demais para não se tornar numa figura vulgar.

Preto: silêncio, sobriedade, elegância, luto nos países ocidentais. Não é comum o uso durante o  reveillon  brasileiro,  mas  bomba  estratosfericamente  onde  é  inverno. O preto, também como o branco, é uma cor neutra. Usado com brilho indica nobreza, distinção e elegância. Apesar de ser conhecido por afinar a silhueta, penso que isso funcione melhor em fotos. Conheço uma garota que está acima do peso e usa a frase "preto emagrece" como um mantra. Ao invés de utilizar uma faixa preta como truque a seu favor na parte mais delgada de seu corpo, que é abaixo dos seios, ela veste-se toda de preto. Cansa!

Cinza: como as cores podem expressar o estado de nossa alma, o cinza, às vezes revela que estamos incertas ou neutra numa situação. Por ser o próprio símbolo da indecisão e da ausência de energia, não fica muito bem para quem quer algo de concreto para o novo ano que se aproxima. No entanto, por ser uma cor neutra, é capaz de acrescentar um ar de elegância ao visual. Pode ser substituído pelo prata, se a intenção for gerar um pouco mais de glamour. Mas cuidado: esta cor não favorece todos os tons de pele.

Vermelho: amor paixonado por alguém ou simplesmente pela vida, dinamismo, força, e estímulo, costuma ter ação poderosa sobre o estado de ânimo, transborda vida e agitação. Por ser uma cor quente devendo ser usado com cautela, pois é uma cor enervante. Dependendo se o tom for aberto, esta cor pode dar a impressão de engordar a pessoa que usa. Assim, evite vestir-se inteira de vermelho. "A cor do meu batuque tem o toque, tem o som da minha voz. Vermelho, vermelhaço, vermelhusco, vermelhante, vermelhão..." Bom, voltamos a nossa programação normal.

Laranja: alegria, harmonia, felicidade contagiante, espontaneidade, calor, boas vibrações e grande disposição. Ótima cor para ser usada em estampas alegres do verão. Tem como função dar estimulo por se uma cor contagiante e quente, transbordando em irradiação e expansão. De novo, cuidado para não carregar demais. Ninguém quer parecer o Agostinho da “Grande Família”, suponho.

Amarelo: prosperidade, riqueza, lembra ouro, dinheiro, estimula o otimismo e as realizações, coragem para seguir em frente, a criatividade e a inteligência. Ela age direto no nosso sistema nervoso central. É muito luminosa, vibrante e forte, atrai a atenção com facilidade. Para quem deseja/precisa de um upgrade nas finanças, pode arriscar. E quem gosta de um brilho a mais, o melhor mesmo é usar dourado. Este traz sorte e riqueza. Dê preferência ao uso em acessórios. Em roupas, usar em pequenas peças ou que sejam estampadas.

Verde: vitalidade, confiança, calmante, cor da esperança de realizações desejadas e fertilidade. Por ser a cor universal da Natureza, relembra tudo o que é natural, como a calma, harmonia e a alegria. Tem efeito calmante, relaxante, tem frescor, harmonia e equilíbrio. Pode ser combinado com alguns tons como marrom, terra e preto. Há pessoas que usarão algo verde fluorescente radioativo. Se a intenção é não se perder do grupo durante a comemoração na praia, então que a força esteja contigo!

Azul: tranqüilidade para a vida,  traz calma e descanso, colaborando  com a maturidade pessoal. A  combinação de  azul claro com  branco forma  um belo degradê. Uma  gama imensa  dessa  cor  pode ser usada,  deixando  os  tons   escuros  para  uma  ocasião  mais  formal. Uma  ótima opção  para quem  vai passar a virada na praia/rio/lago/piscina/navio.

Roxo: atrai nobreza, mistério e poder para a sua vida. O roxo é a cor dos pensadores. É usada normalmente por quem quer atingir o poder. A sugestão para quem ventila a possibilidade de usar uma peça dessa cor é optar pelos tons berinjela ou algo próximo do lilás. Ou uma mistura de azul com roxo, o índigo. Atenção para não se vestir inteira de roxo, pois pode parecer que você está na Quaresma e o resto da turma no reveillon.

Rosa: ter amor verdadeiro no ano que se inicia, romantismo sonhador, afeição. Cor feminina por excelência. Usada por aqueles que desejam viver um grande amor. Dependendo do tom pode ser ideal para aquelas mulheres delicadas. Um vestido rosa claro (lembre sempre que está um calor de rachar coquinho) se bem trabalhado com os acessórios, maquiagem e com cabelo bacanas, podem formar um visual de deixar qualquer concorrente rolando na areia à milanesa de inveja de você nesse reveillon.

Marrom: sugere a impressão de algo denso, sólido, seguro por se tratar da cor da terra. Assim, indica segurança em todos os ramos da vida. Na virada, ele brilharia mais sendo usado em acessórios com toques dourados, como cintos, calçados ou ainda em algumas estampas. É mais indicado para ser usado em compromissos de trabalho onde se queira passar segurança e confiança para outras pessoas. Mas sempre atenta se o tom combina com sua cor de pele. Senão pode dar um aspecto de cor de rato salvo da enchente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!