Páginas

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Dieta Coletiva - IV


Caminhar, diferentemente da corrida, é uma atividade aeróbica que, com uma passada mais rápida, dificilmente o coração será sobrecarregado e ainda tem a vantagem de ser a mais segura de todas do ponto de vista cardiovascular.  Além de que o risco de lesões nas articulações, em especial dos joelhos e tornozelos, é bem menor.


Fácil e leve de desempenhar, proporciona saúde, beleza, boa forma afinando a silhueta e muito mais. É um dos exercícios mais eficientes, que pode ser praticado por qualquer pessoa, independentemente da idade ou do condicionamento físico.

Combate o colesterol ruim, estimula a circulação sanguínea, aumenta a capacidade cardiorrespiratória e a densidade óssea. Favorece o controle de doenças como diabetes e hipertensão e ameniza desequilíbrios posturais e articulares.

Eu mesma sou testemunha de que ter uma rotina de caminhada consegue melhorar os sintomas da TPM, relaxa, desestressa, e dependendo de onde se caminha acaba por ser uma excelente higiene mental.

Mas caminhar não é o mesmo que passear no shopping ou com o amor da sua vida de mãos dadas no calçadão. Meia hora em ritmo moderado pode enxugar até 200 calorias. Utilizando velocidade e terrenos com subidas e descidas ou elevação na esteira, é possível tonificar os músculos.

Se quer apenas relaxar, caminhe devagar, cerca de 1 km em meia hora. Já se pretende ganhar fôlego, escolha uma passada mais acelerada e terrenos com inclinação. Assim, o metabolismo aumenta e dá para andar 2 km em 30 minutos.

Para que o exercício não se torne monótono, convença quem você gosta de todas as vantagens de uma boa caminhada. Mas se mesmo assim não houver uma companhia, faça uma seleção de músicas com ritmo semelhante às passadas que você pretende dar. Coloque num mp3 player e você verá que se tornará um ótimo estímulo. Apenas não esqueça de fazer alongamento antes e depois da caminhada. É importante!

3 comentários:

  1. Oi!

    Eu optei também por caminhar, pelo menos por enquanto. Aqui tem uma avenida linda à beira do Rio Paranaíba que é um luxo!

    Eu acelero as passadas e vou firme. Pra mim funciona muito bem como exercício mental e de emagrecimento. Mas estou pensando em recomeçar a hidro em breve.

    Bjocas.

    Clau

    ResponderExcluir
  2. Tb estou na Dieta Coletiva e prá mim o gde problema é fazer atividade física, optei pela caminhada e aos poucos tô fazendo, na 2ª feira começam as aulas dos meus filhos e quero que depois de deixá-los na escola pegar diariamente na caminhada, espero que meu marido vá junto, mas se não for, faço como vc diz ai no post, ponho uma musiquinha no meu MP3 e sigo em frente,rsrs.
    Vá uma horinhas dessas conhecer meu cantinho virtual.
    Bjs♥
    www.caprichosbyneli.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!