Páginas

segunda-feira, 28 de março de 2011

Dieta Coletiva - XIII

Blogagem: Dieta Coletiva

25 Verdades e Mitos sobre as Dietas – Parte I

PH02757U
 
Hoje vou citar parte de uma matéria que li na Revista Única que vem encartada no jornal semanal Expresso. O artigo “As balanças devem estar loucas…”, do dia 19 de março último, comenta várias práticas de emagrecimento passando pela reeducação alimentar com exercício físico, até as cirurgias de redução de estômago pelas quais alguns dos entrevistados se submeteram.

Há um quadro contendo 25 verdades e mitos sobre as dietas, com suas controvérsias, e é dele que passo a citar: “…
  1. Os iogurtes e os queijos light engordam mesmo menos do que os ‘normais’? VERDADE  Embora por si só não contituam cura para o excesso de peso, os iogurtes e queijos light são boas quando integrados num regime para emagrecer ou reduzir o colesterol, pois são reduzidos em gordura e açúcar.
  2. As quiches de legumes são boas para emagrecer? MITO  As quiches têm natas (obs. 1) e massa folhada, que têm muitas calorias. Além disso, comem-se muito rapidamente, não dando uma sensação de satisfação. Não é por terem vegetais que ajudam a emagrecer.
  3. A sopa feita com batata engorda? MITO  A sopa, em geral, engorda pouco e te uma porção de batata pequena. Tem poucas calorias e, como é volumosa, dá saciedade, pelo que não se deve evita-la quando se quer emagrecer.
  4. Quem quer emagrecer deve deixar de comer bananas? MITO  Uma banana pequena tem poucas mais calorias do que uma maçã média e pode ser consumida como outra peça de fruta qualquer.  Só há dois tipos de frutas que têm uma grande quantidade de calorias e devem, por isso, ser consumidas com cautela: as uvas e os figos. Para comer a mesma quantidade de calorias de uma maçã são necessários apenas dez bagos de uva, que se comem num instante.
  5. Os frutos secos engordam mais? VERDADE  Os frutos secos são terríveis, porque são viciantes e altamente calóricos. Quem quer emagrecer deve, simplesmente, aboli-los da dieta.
  6. O sumo de limão ajuda a perder peso? MITO  Se for feito com limão e edulcorantes (sem açúcar) é uma bebida quase sem calorias que pode ser bebida ao longo do dia, em alternativa à água,mas não faz a gordura desaparecer.
  7. O chá verde emagrece? MITO  É um chá com ligeiramente menos cafeína do que o chá preto e com alguns elementos flavonóides, interessantes para a saúde, mas não faz emagrecer. Se consumido em excesso, pode até tornar as pessoas mais ansiosas, agitadas e até com palpitações. À noite, pode perturbar o sono. Deve, por isso, ser tomado com moderação, tal como o café ou o chá preto.
  8. O café não tem calorias? VERDADE  O café não tem calorias para além daquelas que lhe são adicionadas com o açúcar, que, ainda assim, não são significativas. Um pacote (obs. 2) de açúcar tem cerca de 30 calorias.
  9. Para emagrecer devemos deixar de comer farináceos? MITO  É um erro. Necessitamos diariamente de cerca de 250 a 300 gramas de hidratos de carbono (obs.3), que são uma importante reserva energética do organismo, um constituinte dos tecidos e desempenham um papel importante na constituição das células cerebrais e musculares. Num regime de emagrecimento, deve roubar-se aos hidratos de carbono, mas nunca abaixo das 150g por dia. Deve continuar-se a comer pão, arroz, massa, batatas, feijão e grão.
  10. É verdade que o pão torrado engorda menos? MITO  A diferença é que o pão torrado não tem água. De resto, é indiferente come-lo torrado ou não.”…

Continua no próximo post da Dieta Coletiva.

Obs.:
  1. natas = creme de leite
  2. considerar o pacote como sendo o sachê
  3. hidratos de carbono = carboidratos

2 comentários:

  1. Ai Lu,
    que bom saber que o café, por exemplo, não engorda, pois adoro tomar um cafezinho, principalmente quando venho visitar os blogs.
    Muito bacana esse post, querida.

    Um beijo e aguardo o próximo!

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro fazer uma sopa que é de batata com couve flor. Segundo seu post não engorda, ok! Mas eu também coloco um pacote de creme de leite... hehehe... daó já era. Bjo bjo!

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!