Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Dieta Coletiva - XIV

Blogagem: Dieta Coletiva

25 Verdades e Mitos sobre as Dietas – Parte Final

Dietas
Fonte imagem: Comportamento Magro

Dando continuidade à busca da dieta perfeita, segue aqui os restantes itens do post anterior, tendo como citação a matéria da  Revista Única que vem encartada no jornal semanal Expresso.

“…
11. Os legumes mais cozidos engordam menos do que os mal cozidos?  MITO  Não, é igual A diferença está nos sais minerais: os legumes mais cozidos perdem-nos em maior quantidade, a não ser que sejam cozidos na sopa. Já os legumes salteados engordam mais, mesmo quando não feitos em azeite.

12. Beber água à refeição engorda?  MITO  A água aumenta o volume do estômago e habitua-o a um volume maior, mas não engorda. Pelo contrário, pode até dar saciedade e levar a que se fique satisfeito comendo menos alimentos.

agua
Fonte imagem: A minha Dieta

13. As batatas fritas feitas em casa, em óleos novos e saudáveis, engordam menos do que as batatas fritas dos restaurantes, pré-congeladas?  VERDADE  Engordam muito menos do que as de pacote, que são autênticas bombas calóricas.

14. A comida macrobiótica emagrece?  MITO  A comida macrobiótica só por si não tem nenhuma característica que a torne menos calórica ou ajude a emagrecer. Tem gordura na confecção e muitos fritos (crepes, por exemplo). Para se conseguir a desejada redução calórica, têm que se adotar as regras de um regime de emagrecimento.

15. Os xaropes podem engordar?  VERDADE   Se tomados em excesso e se forem feitos com açúcar, muitos dos xaropes que as pessoas tomam para a tosse engordam. Contudo, já há muitos que são feitos com adoçantes.

16. Quando se deixa de fumar, engorda-se?  VERDADE  Deixar de fumar corresponde, em média, a um ganho de dez quilos de peso. A nicotina consome energia e, parar com o tabaco (obs. 1) não só suprime esse consumo de energia como aumenta o apetite. Um ex-fumador (obs. 2) acaba por comer mais, seja para compensar a falta do tabaco, porque entra em ansiedade, ou, simplesmente, porque aprecia mais o sabor da comida.

17. É possível perder peso sem que o peito diminua?  MITO  A perda de peso é sempre em todo o corpo, pelo que o peito diminuirá sempre algo.

18. Emagrecer melhora o desempenho sexual?  VERDADE  Nas pessoas obesas, há muitas vezes uma certa inibição no desempenho sexual, por vergonha do próprio corpo… A perda de peso, sobretudo nas grandes obesidades, resulta muitas vezes num renascer da vida sexual.

ervilha
Fonte imagem: Dieta da Alma

19. Transpirar faz emagrecer?  MITO  É uma ilusão. Suar significa apenas perder água e sais minerais, não gordura… Se uma pessoa suou muito numa corrida, por exemplo, é sinal que fez um exercício intenso. Mas não é por se colocar uns calções ou uma faixa à volta da cintura para transpirar que se vai conseguir uma perda localizada de gordura.

20. Fazer massagens emagrece?  MITO  Embora agradáveis, as massagens não emagrecem, nem tiram gordura. Contudo, mobilizam a circulação da zona onde são aplicadas, o que em geral tem bons benefícios para a saúde.

21. Se perder muitos quilos em pouco tempo, posso vir a ter problemas de saúde no futuro?  VERDADE  As grandes perdas de peso, muito repentinas, são sempre prejudiciais à saúde. A exceção são as pessoas que colocaram  uma banda gástrica: …, a rápida perda de peso depois da cirurgia não é inócua para a saúde, mas o prejuízo é menor do que aquele que a pessoa já tinha devido ao peso excessivo. Numa dieta equilibrada, perder entre 700 gramas e um quilo por semana é mais do que suficiente. Mesmo meio quilo já é positivo.

22. Fazer dieta pode enfraquecer o cabelo, as unhas e os dentes?  VERDADE  Fazer um regime de emagrecimento intensivo e restritivo, que implica uma grande perda de de peso e seja pobre em substâncias como o zinco ou o ferro, acaba por afetar o cabelo, as unhas e a pele. Os dentes menos, porque têm outra resistência.

23. É  possível emagrecer com medicação, sem ter cuidado com a alimentação e/ou fazer desporto (obs. 3)?  MITO  Não há nenhum medicamento que faça emagrecer sem acompanhado de um regime alimentar e de exercício.

spoon_remedio
Fonte imagem: Poder dos Alimentos


24. Tomar diuréticos ajuda a emagrecer?  MITO  É uma velha forma de tentar com as pessoas percam peso, mas não produz resultados… E, quando uma pessoa perde água, fica mais desidratada, sem benefícios para a saúde. O mesmo acontece com os laxantes, que levam a uma perda de potássio, prejudicando o organismo.

25. Os gordos são mais bem-dispostos (obs. 4)?  MITO  É um estereótipo antigo, do século XIX, altura em que se pintava sempre o gordo como um bonacheirão (obs. 5), um tipo bem-disposto. Não há um traço de personalidade típico de um obeso. A partir de um certo grau de obesidade, a pessoa pode até tornar-se deprimida. Ninguém está contente com demasiada gordura.

Fonte: ‘222 Perguntas e Respostas para
Emagrecer e Manter o Peso de Forma Saudável’,
de Isabel do Carmo, Publicações Dom Quixote’”

Obs.:
  1. Tabaco = cigarro
  2. Ex-fumador = ex-fumante
  3. Desporto = esporte
  4. Bem-disposto = estar bem, animado, feliz, bem humorado
  5. Bonacheirão = bonachão, tem bondade natural, que é simples, ingênuo e paciente

2 comentários:

  1. Meu Deus, vejo que existem mais mitos que verdades no mundo da dieta.
    Boa a materia. Pelo menos estou bem informada.
    Muito grata, amiga.

    cheiro

    ResponderExcluir
  2. Eu me divirto mesmo é com esse dicionário no final...heheheh!

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!