Páginas

sexta-feira, 4 de março de 2011

Irmãos Campana e o Museu de Design Vitra

Museu de Design Vitra – 2009

Em 2009 nós viajamos à Suíça.Visitamos várias cidades e uma delas foi Basiléia. Num dos dias, resolvemos conhecer o Museu de Design Vitra, e para isso, tivemos de  cruzar a fronteira com a Alemanha no ônibus circular número 55 que pegamos na Claraplatz (pode-se pegá-lo também em Badischer Bahnhof) no centro de  Basiléia. O percurso é de meia hora num confortável ônibus que tem espaço inclusive para bicicletas. Levamos nossos passaportes embora ninguém durante o trajeto nos tenha pedido. Volta-se no ônibus de mesma numeração.

O circular para num ponto de ônibus de uma estrada (Charles-Eames-Str. 1) em Weil am Rhein, na Alemanha, bem em frente ao Vitra. Este museu foi projetado pelo arquiteto Frank O. Gehry, que também é o autor do Museu Guggenheim Bilbao na Espanha, que já visitamos. No Vitra você encontra coleções temporárias como a dos Irmãos Fernando e Humberto Campana que, para minha feliz surpresa, estava em exibição.

Em primeiro plano, poltrona iluminada feita de aço, juta e cristais de ametista.
Em segundo plano, uma luminária feita com galões plásticos, aço e juta.

Poltrona Vermelha e no fundo a composição Caiman.


VitRegia_e_BanqueteChair
Puff Vitória Régia feito de EVA com estrutura de aço e ao fundo a poltrona Banquete cheia de bichos de pelúcia. Adivinha de onde a Lady Gaga se inspirou no seu casaco cheio de bonecos do Caco o Sapo de pelúcia?


Estas são as fotos que fizemos antes de sabermos que não era permitido (ok!). Lá haviam muitas outras obras desses dois fantásticos designers brasileiros mundialmente conhecidos. Já vi uma cadeira deles, a Favela, ser copiada num episódio do programa While You Were Out. Os Campana utilizam materiais que muitos nem dariam um segundo olhar. Tampa plástica de ralo vira um tampo de mesa fantástico. Uma outra mesa com o nosso brasileirísso elemento vazado cobocó que mais parece uma renda. Projetam não só móveis e luminárias, mas também peças utilitárias e, para a marca gaucha Grendene, calçados e bolsas.

No museu você compra os ingressos para a exposição e com alguns euros a mais você pode fazer uma visita guiada. Mas cuidado: verifique se no horário próximo de sua visita terá um guia que realmente fale uma língua que você compreenda. Isso porque pagamos por uma visita guiada pelo Campus Vitra  em que a guia dava altas explicações de 10 minutos em alemão sobre um determinado local e, depois para os desafortunados não falantes de língua germânica, resumiu a explicação em 30 segundos num inglês sofrível. Além de nós e dos turistas alemães, havia uma japonesa e uma chinesa que também boiaram. Para ajudar a situação, começou a chuviscar muito e acabamos por desistir em seguir com o grupo e voltamos à Basiléia após visitarmos a lojinha.

Nesta lojinha você encontra para comprar miniaturas de vários móveis e objetos de designers famosos. Pode-se encomenda-los em tamanho natural. O Vitra tem em vários países parcerias com lojas que vendem estes mesmos móveis assinados, além de franquias  da marca Vitra.

2 comentários:

  1. Que legal, amiga!
    Que banho de cultura foi este post.
    Bateu a curiosidade. Será que maridinho se anima de passarmos a páscoa por lá? Vou sugerir

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Uau, museu que também é loja! Pensa num sonho... hehehhe. Bjo!

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!