Páginas

terça-feira, 19 de abril de 2011

Butão e a Felicidade Interna (Nacional) Bruta



Uma das colunas sobre TV que gosto de ler on line diariamente é a do Flávio Ricco, da UOL Televisão. Li na coluna dele do dia 16 último que a Glória Maria fez uma viagem ao Butão que fará parte de um Globo Reporter em breve.

Lembrei de um livro que li de Eric Weiner que tanto na edição do Brasil (editora Agir) quanto na de Portugal (editora Lua de Papel) recebeu o título "A Geografia da Felicidade" ("The Geography of Bliss"). Nele o autor diz que se trata de "uma viagem à procura dos países mais felizes do mundo". E em síntese é isto mesmo.

Cada capítulo recebe o nome dos países visitados. O terceiro é justamente o Butão e recebeu o subtítulo "A Felicidade é uma Política". Isso porque naquela nação asiática o governo, como é mencionado no livro, "... procura medir o progresso do país não através da folha de balanço, mas através da felicidade - ou infelicidade - do seu povo."

Ontem no blog da palestrante Leila Navarro encontro o tema sobre FIB ou FNB (o tal índice que mede a felicidade). Ela esteve no Butão no início do ano pesquisando o assunto e fez uma entrevista em seu programa de rádio, que pode ser vista no link acima, com o consultor FIB Vicente Gomes.

O meu interesse em tocar neste tema, inclusive sugerindo muito a leitura deste livro (ótimo para ler durante uma viagem!), é para fazer uma reflexão do que realmente precisamos ter para sermos felizes e conhecermos o parâmetro de outros povos.

Só para dar um aperitivo sobre os capítulos deste livro muito bem escrito, vejam os títulos: "...
  • Holanda: A felicidade é um número
  • Suíça: A felicidade é um tédio
  • Butão: A felicidade é uma política
  • Qatar: A felicidade é um bilhete de loteria premiado
  • Islândia: A felicidade é um fracasso
  • Moldávia: A felicidade vive noutro lado
  • Tailândia: A felicidade é não pensar
  • Grã-Bretanha: A felicidade é um projeto em desenvolvimento
  • Índia: A felicidade é uma contradição
  • América: A felicidade é o lar ..."

E para você, o que é felicidade?

2 comentários:

  1. Viena, a felicidade é um dia de primavera ensolarado.
    Muito interessante o ponto de vista da felicidade de cada povo.
    Post super 10 esse seu.

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. E qual é a geografia da Felicidade no Brasil?

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!