Páginas

sexta-feira, 29 de julho de 2011

A tragédia na terra do caminho do norte

Infelizmente, por causa de um maluco, nos últimos dias a Noruega vem sendo noticiada nos meios de comunicação de maneira trágica. Uma estupidez de uma mente doentia roubou quase uma centena de vidas naquele país. Muito tem sido comentado e ainda muita coisa há para ser descoberta sobre o massacre.

Há alguns meses o Rui participou de uma convenção em Oslo e quando retornou, Portugal vivia ainda a dúvida se ia ou não conseguir receber a ajuda financeira do FMI e da Comunidade Europeia. Saiu de um país rico e onde tudo funciona na península nórdica, retornando para o "olho do furacão" político na península ibérica.

Gostou do que viu e sentiu por lá na terra dos vikings, do bacalhau, dos fiordes e da aurora boreal. E agora com as notícias dos 78 minutos de terror que abateram a Noruega, ele às vezes se pergunta se aquilo poderia ter acontecido com ele ou se teria caminhado próximo ao terrorista no centro de Oslo. Acho que é uma entre outras questões que nubla a mente de muitos noruegueses e turistas.

Poucos lugares o Rui teve oportunidade de visitar, mas no seu último dia lá visitou e fotografou o novo prédio da Ópera de Oslo e o Parque Vigelandsparken.

Opera House, Oslo


Monolito
 O Vigelandsparken fica fora do centro de Oslo e deve seu nome ao escultor Gustav Vigeland. É o maior parque da capital norueguesa e conta com 212 estátuas em tamanho natural representando a humanidade.

Roda da Vida representa a eternidade, composta de homens, mulheres e crianças


Esta é uma das inúmeras estátuas de casais




Esta é mais conhecida por Menino Zangado. Uma de muitas estátuas em bronze do parque, nota-se uma das mãos mais clara que a outra. Parece ser um costume em muitos países passar a mão numa estátua e fazer um pedido qualquer.

Uma das representações da maternidade


Não sei o significado desta, mas parece uma tentativa sem sucesso de equilibrar (ou controlar) várias crianças ao mesmo tempo. De novo nota-se o braço do bebê mais abaixo, com o braço mais claro que o resto da coloração do corpo.

Do pouco que sei sobre o povo noruegues, é que amam a cultura em toda sua expressão e a liberdade em todo sentido da palavra. Tomara que surja rapidamente algo de muito bom para apagar todo o horror naquela terra do caminho do norte.

2 comentários:

  1. No Brasil, a mídia noticiou uns três dias essa tragédia nacional ocorrida em Oslo, visto que tantas vidas foram ceifadas por causa de uma mente doentia.
    Somente DEUS para confortar os corações desses familiares, pois a dor com certeza é muito grande.

    ResponderExcluir
  2. Realmente uma dor que jamais ira passar...Triste, sim, mas, nós mesmo propriciamos os acontecimentos dia dia ...bj

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!