Páginas

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Quer dizer então que às margens do riacho do Ipiranga...



Daí que hoje no Brasil é feriado nacional porque um príncipe português há 189 anos atrás resolveu tornar o país de regia  a favor da coroa portuguesa, numa nação independente antes que fosse retalhado em pequenos países, como vinha acontecendo com os demais países vizinhos. Isso já até comentei rapidamente aqui no blog neste post sobre os livros 1808 e 1822 de Laurentino Gomes.

Eu, como muitos da minha geração, usei a fitinha verde-amarela presa com um alfinete de segurança no uniforme da escola, sempre do lado esquerdo. Eram os chamados anos de chumbo, não havia liberdade de expressão, direitos civis eram geridos não pela Constituição mas sim pelo Ato Institucional nº 5. Não haviam eleições diretas no país e em Santos, minha cidade, tinhamos um prefeito interventor nomeado pelo presidente da República por ser considerada área de segurança nacional por causa do porto e tal. Sim, como eu já mencionei em algum post, eu sou "vintage", graças a Deus.

Sempre que chega  o dia 7 de setembro eu lembro da tal fitinha e também de uma vez, acho que eu estava na 3ª série do antigo 1º Grau (hoje ensino fundamental)  a escola em que eu estudava juntou umas não sei quantas classes com alunos ostentando a tal fitinha. Nos deram uma bandeirinha do Brasil e nos levaram para um dos lados do canal 6 (Av. Joaquim Montenegro) para aguardar a passagem da caravana que traria a Santos o então presidente Gal. Médici. Olha, criança sofre.

Doodle do Google.com.br

Hoje  vivemos num regime democrático de direito, apesar de alguns políticos quererem editar uma tal lei da mordaça, restringindo o que pode ou não os jornalistas publicarem sobre os nobres mandatários.

Mas, tentando ainda manter a criança que ainda habita em mim, e em homenagem a outra criança que é minha "inquilina" até novembro (sim, estou gravidíssima!), deixo aqui a representação gráfica de um texto do Blog do Lelê, de autoria do meu conterrâneo José Roberto Torero, que conta sobre o dia em que o Lelê ("sobrinho" do Torero) vai visitar o Museu do Ipiranga. Como o Lelê e o muitos santistas dizem, "é mó legal!".

2 comentários:

  1. Realmente, crianças em época escolar sofrem mesmo. Eu não só usei a "fitinha", como também carreguei a bandeira, em dia de sol escaldante, rs. Mas valeu a pena, ao menos tenho o que contar aos meus filhos e sobrinhos. Se cuida, beijos.

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!