Páginas

terça-feira, 6 de novembro de 2012

Deu dengue na madeira!

Fonte: Combate a Dengue

Ôxi... mas não são cupins e aqueles carunchinhos que dão na madeira? Eu explico meus amiguinhos: o mosquito da Dengue deu o ar da sua graça ostentando pijaminha todo trabalhado no listrado, em todo seu esplendor e glória, lá pelas terras do Alberto João: Ilha da Madeira.

Daí, vi um monte de entrevista de gente bem "especialista" na coisa dizendo que os moradores deveriam cobrir o corpo com calças compridas e meias, além de camisas de mangas longas. Ah, tá... então quando chegar o verão, auge da infestação, por aqui o modelito vai ser o quê? Burca?

E eu, brasileira e metida que sou, vou aqui dar meus pitacos sobre o assunto. Quem já aguentou caminhão do fumacê (nebulização com inseticida contra as larvas da fêmea do "marvado"), agente da saúde batendo na porta quase toda semana, amigos e colegas contraindo e sofrendo com a doença, conhece alguma coisa à respeito.



Fonte do modelo com pijaminha listrado: Combate a Dengue.

Vamos então ao serviço de utilidade pública do blog. Não há vacina para combater os sintomas. Caso desconfie que está infectado deve tomar bastante água e, se tiver que tomar antitérmicos jamais tome os que contenham ácido acetilsalicílico (AAS, Aspirina, etc) porque interferem na coagulação do sangue. Procurar imediatamente um posto de saúde.

A coisa toda está na prevenção dos focos de depósito dos ovos do transmissor da doença que são os do quadro abaixo:



Fonte: Combate a Dengue.


  • Cobrir caixas d'água, cisternas, poços e evitar entupimento de calhas;
  • Colocar em sacos plásticos, fechar e colocar no lixo embalagens e copos descartáveis, tampas, casas de ovos, tudo que possa acumular água;
  • Não deixar expostos ao tempo pneus, garrafas, latas e baldes evitando assim o depósito de água. Garrafas viradas com a boca para baixo. Guardá-los sempre em local coberto;
  • Vedar com cimento os cacos de vidro dos muros que possam acumular água;
  • Lavar semanalmente em água corrente, sabão e bucha os vasilhames de alimentação dos seus animais;
  • Limpar as bandejas externas dos refrigeradores e ar condicionados;
  • Lavar os pratinhos (se não der para eliminá-los) com água corrente e cloro. Depois preencher com areia até a borda. Se tiver bromélia em casa ou no quintal, colocar um pouco de borra (pó usado) de café naquelas folhas centrais que formam um depósito de água.

Nos ralos eu costumava jogar sal ou água sanitária e fechava. Os que não têm dispositivo de fechamento devem ser tapados com plástico (filme plástico, sacola de supermercado cortada...).

Quem tem apartamento de temporada em locais de infestação do mosquito, vale a dica: fechar todos os ralos de pia e tanque, e vedar o vaso sanitário com filme plástico.

Tem piscina em casa? Esvazie, lave com cloro e se tornar a enchê-la tampe com uma lona, mas de uma maneira que ali também não acumule água e vire piscina de treino olímpico do mosquitinho, ok?


Sim, é bom usar loções ou cremes repelentes, de preferência com filtro solar, e lembrar que deve aplicar novamente depois de algumas horas.


Fonte: Papo da Cozinha.

Já ouviam falar de uma flor chamada crotalária? Parece que ela atrai libélulas que são predadoras do mosquito e larvas da dengue. Parece que tem bastante gente pela internet vendendo as sementes da planta.

Eu costumava usar inseticidas com citronela, ou velas de citronela ou velas de andiroba. Vela de andiroba eu até fazia em casa. Prendada... Da andiroba eu até usava um óleo da linha Ekos da Natura (não, não tô recebendo um tostão furadinho pela menção). Não sei se me protegia, mas deixava a pele mega suave.

No blog Deixa Sair da Sonia Hirsch, há um post que menciona que "... comer inhame continua funcionando para evitar e tratar as doenças transmitidas por mosquitos, como a dengue. Há algo no inhame, talvez o altíssimo teor de zinco, que neutraliza no sangue o agente infeccioso transmitido pelo mosquito." Vale a pena dar uma lida!

2 comentários:

  1. Ai, esse povo de primeiro mundo não entende nada de doença de pobre, né? Kkkkkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é Thais... e o mosquitinho, pelo jeito, morrerá subnutrido se chegar ao continente: tá todo mundo emigrando!

      Excluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!