Páginas

domingo, 11 de novembro de 2012

Pato, laranja e castanha portuguesa com certeza!

Penosa qua-quá em boa companhia.


Em novembro de 2010, em comemoração ao Dia de São Martinho (hoje), postei aqui no blog minha primeira experiencia  com este evento.


Hoje trago uma sugestão para o próximo Natal usando  as castanhas tão simbólicas do São Martinho. No Brasil, no Natal, elas são muito apreciadas, embora com um precinho salgado por causa da importação.


Que tal um pato com sabor de laranja bem acompanhado com um purê de castanhas? Olha, eu fiz e ficou muito digno! O único senão é o fato de eu toda vez que vou preparar um pato tenho de terminar de fazer a "depilação" do ser penugento.


O tempero que você costuma fazer para a ave que está acostumada, serve também para o pato. Eu uso alho, cebola, pimenta do reino e cominho, sal. Dessa vez acrescentei suco (sumo) de duas laranjas para um pato de cerca 2 kg, além de alecrim e uma colher de chá de açúcar mascavo (mascavado). Misturei tudo isto no liquidificador. Menos o pato, ok?  O.o


Peguei um saco plástico desses para assar (não é daqueles de tempero pronto, nada contra, se quiser usa e junta o suco de laranja) e coloquei a mistura que fiz.  Depois de limpo e sem os miúdos, coloquei uma laranja inteira com uns cravos espetados dentro do qua-quá. Mergulhei o pato no saco do tempero, fechei bem, misturei e coloquei numa vasilha plástica. Coloquei na geladeira (frigorífico!) de um dia para o outro. Vale a pena!


No dia seguinte é colocar o saco num tabuleiro e levar ao forno pré aquecido por cerca de duas horas a 150 ºC.


Com o bicho no forno, lave as castanhas e golpeia cada uma com uma faca para dar um talho na casca. Tenho um "CutCastanheitor Tabajara" como o da foto abaixo, que facilita a minha nada mole vida.

God bless you, CutCastanheitor Tabajara!

Deixe-as de molho em água. Cozinho em panela de pressão com um pouco de sal, açúcar e grãos de erva-doce por cerca de dez minutos, desligo e deixo a pressão sair sozinha.


A parte mais chata é descascar as castanhas. Tentei amassá-las com o amassador de batatas, mas oh, não rolou um grande sentimento de gratidão por ele não! Parti para um mixer. Quem tiver um processador usa, é melhor ainda. Acrescentei leite morno, sal, creme de leite (natas) e um pouco de azeite. Leve ao fogo até atingir a consistencia que mais te agradar.

Este purê também fica legal para acompanhar carnes suínas, como um purezinho de batatas doces também ficaria. Olha, só sei que até o Miguel aprovou tudo!


Taí então, fica dada a dica. "Entrou por uma porta e saiu pela outra e quem quiser que conte outra!"

4 comentários:

  1. Fifia,

    Grazie mille!!! Volte sempre que quiser e fique à vontade.

    ResponderExcluir
  2. Minina, esse final de semana fui a uma festinha de Magusto aqui em Luanda. Não combina muito porque, né? Aqui está aquele calor dos infernos. Mas adorei comer a castanha assim assada.
    Essa sua receita de pato é só pros dias de muita inspiração! No geral, faço mesmo só um miojo :P.
    Bjooooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, Thais. Castanha assada é gostoso. Pouco combina com calor, mas no Natal de verão brasileiro de rachar coquinho é tradicional mesmo. Ah! E Miojo eu gosto até cru! Jinhos.

      Excluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!