Fonte |
E com os desenvolvimentos do Movimento Passe Livre que, mesmo à distância, todos temos conhecimento, a BC Musical desta semana é toda trabalhada na atitude e civismo das canções de protesto.
Aqui por Portugal, cuja população é chamada por ela própria de "povo de brandos costumes", também conheceu seus dias de protesto, em 2011 e 2012 com a Marcha da Geração à Rasca e a Marcha dos Indignados, respectivamente, com repercussão mundial.
Assim, vou postar duas sugestões da terra de Camões:
- a banda Deolinda, cantando "Que Parva que Sou", em que num trecho diz...
"... Porque isto está mal e vai continuar,
Já é
uma sorte eu poder estagiar.
Que
parva que eu sou!
E fico
a pensar,
Que
mundo tão parvo
Que
para ser escravo é preciso estudar... "
- o engraçadíssimo grupo liderado por dois atores, Os Homens da Luta, cantando "A Luta é Alegria" que ganhou o Festival RTP da Canção de 2011.
No Brasil temos também muitas opções, como a do Geraldo Vandré ("Pra Não Dizer Que Não Falei das Flores") e a "Apesar de Você" do Chico Buarque de Holanda, cuja história resumida pode ser lida neste link aqui.
Em inglês lembro de "Power To The People" do Lennon e "Sunday Bloody Sunday" com o U2.
Desejando que o entusiasmo de um país mais justo para todos não fique apenas nas caras pintadas e mobilização nas ruas, mas que este protesto se estenda também às urnas, convido você a conhecer as músicas de protesto dos demais participante desta BC Musical promovida pelo blog Moça de Família da Dani Moreno, clicando no banner abaixo.
Luciene:
ResponderExcluirAs duas sugestões da terra de Camões, eu ainda não conhecia.
Mas as outras são realmente músicas que refletem o momento atual aqui no Brasil, mesmo fazendo parte de canções antigas.
Bjs.:
Sil
http://meusdevaneiosescritos.blogspot.com.br/
Nossa a música do primeiro vídeo é linda, a voz da cantora, a interpretaçao, a letra. Adorei! Muito legal conhecer os artistas portugueses. Muito giro! rsrs
ResponderExcluirAndo espantada com o que está acontecendo no Brasil. E não sou só eu, li uma matéria no the economist ontem que dizia não entender porque agora que o Brasil está com uma economia "boa" é que resolvemos protestar. É, só sendo brasileiro pra entender.
ResponderExcluirMuito legal e bem lembrada! beijos,chica
ResponderExcluirMaravilhosas suas palavras e especialmente a primeira imagem. Quem é brasileiro de verdade, já vinha sentindo essa vontade de gritar "chegaaaaaa". Que bom que isso esteja acontecendo.
ResponderExcluirBeijos, Flávia
http://eu-tublogamos.blogspot.com.br/
obrigada, Lu... por torcer por nós!!! Temos a esperança... e demos o primeiro passo... vamos aguardar!!! ;)
ResponderExcluirbeijoca, flor!
Adorei as escolhas Luciene! Tbm fui de Chico e U2 na minha BC! Bjs!
ResponderExcluirhttp://conselhosdemaymorgan.blogspot.com.br/2013/06/bc-musical-musica-de-protesto.html
As letras são vibrantes.
ResponderExcluirAdorei.
Bjs!!
Oi, Luciene!
ResponderExcluirAdoro quando você nos trás músicas da sua terra(que foi a terra de meus avós)!!
Suas escolhas na música brasileira oram muito boas também!
Obrigada pela força à nossa luta!
Beijins,
Dea
Ótimas músicas, mas U2 é tudibão!! rs
ResponderExcluirFalando sério, espero realmente que nosso país mude, pq a população já está escrevendo história.
Bjns
:)
Gostei das escolhas. beijos ;*
ExcluirUAU!!!! Curti muito suas escolhas. Tô vindo comentar só hoje pq ontem passei o dia de molho, na vdd ainda é para ficar de molho, dei uma escapada rápida pra vir pra net..rrsrsrsrs..
ResponderExcluirBjinhos!!
Isto é cultura. Interação também através de música, atravessando o Atlantico. Nãto conhecia essas músicas portuguesas. Povo calmo não quer dizer estagnado. Escolher uma música de protesto no Brasil, não é difícil. Temos muitas riquesas do período de escuridão política que passamos. Ninguém citou e minha dúvida era entre a que eu postei e a doce e delicada "Debaixo dos Caracóis de Seus Cabelos"que Roberto Carlos fez quando de uma visita à Caetano Veloso no exílio. Um grande abraço.
ResponderExcluirOi Luciene, a música do Geraldo Vandré se eternizou, e tantas outras músicas que marcaram momentos, são inesquecíveis! Lembrei-me da época do colégio, nossa professora de inglês nos fazia cantar essa música do U2 toda a semana, rs.
ResponderExcluirParabéns pela postagem! =)
Um ótimo final de semana!
Fique com Deus!
Bjss
www.viveraprendendo.com
Oi Luciene,
ResponderExcluirboas lembranças vc trouxe, Geraldo Vandré e Chico Buarque, cronistas especiais da história do Brasil que é repleta de momentos como esses que estamos vivendo.Mudanças são doídas.
Houve algum enguiço no vídeo e não pude assisti-lo.Depois eu tento de novo.
Um abraço,
Calu
Oi, Luciene!
ResponderExcluirNão tenho participado das BC musicais, infelizmente!
Conheci o Grupo Deolinda pelo myspace quando eles ainda eram "Bicho de 7 Cabeças" e não tinham a Ana Bacalhau na formação. Eles estavam começando e por intermédio do Makely ka, um agitador cultural de Belo Horizonte, firmamos contato. Depois de tempos, já Deolinda, tive o prazer de hospedá-los em minha casa. Grande prazer mesmo!! :)
Acho que a melhor música para o protesto é o Hino Nacional, mas tenho visto ótimas indicações na BC. Essa que escolheu do Deolinda é perfeita!
Acho que fiquei um pouco nostálgica!
Bom fim de semana!!
Beijus,
Oi Lu! Que linda canção essa da Deolinda! Não conhecia, gostei muito. Acho que a legenda da imagem é muito pertinente para esse momento que estamos vivendo... Beijinhos
ResponderExcluirhttp://deliriosdathaty.blogspot.com.br
É bom pra mim conhecer músicas aí de Portugal
ResponderExcluiresse grupo da Deolinda, não conhecia
a música é linda, a cantora canta com garra
A segunda música é divertida, e traz o pão, o queijo e o vinho
ah, Luciene, não quero ser pessimista mas aqui é tão diferente!
tomara Deus que tudo se resolva, mas eu ando meio desiludida com tantas promessas mal cumpridas.
eu retirei minha lista de blogs, e fiquei um pouco perdida sem ela, agora fiz uma a caneta mesmo, Pretendo atualizar os comentários com as amigas.
um beijo de boa noite
Zizi