Fonte |
O tema desta semana da BC de Fotos promovida pelo blog Moça de Família são os doces. Hoje vou apresentar um famoso exemplo da doçaria conventual que está relacionado a Portugal como o brigadeiro está para o Brasil: o tradicional pastel de nata da Fábrica de Belém, em Lisboa.
E quando se diz pastel em Portugal não é aquele que conhecemos no Brasil, o típico de feira (amo!), iguaria popularizada pelos imigrantes japoneses que chegaram em Santos e que depois tornou-se popular por todo o país. Falo da pastelaria que “…é a arte de preparar ou decorar doces e sobremesas como bolos, tortas, biscoitos etc, ou o lugar que os vendem… Ou seja, não tem nada a ver com a nossa pastelaria, que vende aquela massa salgada recheada com carne moída, queijo ou vento…” Assim, penso que seria o nosso conceito brasileiro de confeitaria, por assim dizer.
O que torna este doce assim tão especial para eu postar sobre ele? Aaah… os sabores, a textura, o aroma. Olha, é o conjunto da obra que o faz especial, além da tradição e o tal segredo do fabrico dele pela centenária pastelaria vizinha do Mosteiro dos Jerônimos. E não é à toa que este em particular tem patente registrada e somente ele pode ser chamado de pastel de Belém, os outros são “apenas” pastel de nata. Há até uma sala chamada de “Oficina do Segredo” que para além de esconder bem todo o mistério dos ingredientes principais do creme, serve para também atiçar a lenda do doce. Ótima estratégia de marketing!
Sua base de massa folhada é crocante (estaladiça) e abriga um creme com a dose certa de açúcar e que chega até nós fumegando com uma casquinha caramelizada. É servido com saquetas de açúcar de confeiteiro e canela em pó. Eu sempre polvilho com os dois!
Pode ser a época do ano que for, faça sol de rachar mamona ou chuva torrencial, a Fábrica de Belém está sempre com seu espaço repleto de clientes portugueses e sobretudo de turistas para a degustação deste doce artesanal.
Para saborear os demais doces desta blogagem coletiva, basta clicar no banner abaixo.
Oi Luciene, eu adoro pastel de nata. A minha sogra é portuguesa e sempre que eu posso levo alguns para ela.
ResponderExcluirUma ótima semana pra vocês
beijos
Chris
Inventando com a Mamãe
Adorei o relógio!!!!! Como sou fã de salgados e não de doces, você não vai me achar uma maluca, né, por prestar mais atenção ao "life is sweet" do que nos pastéis???
ResponderExcluirBjos e bênçãos.
Mirys
www.umabaguncadeliciosa.blogspot.com
Eu quero comer, mas tem que ser aí!
ResponderExcluirAdorei as fotos, deu até água na boca!
Beijo
Deu mesmo água na boca! Também prefiro salgados, mas tenho bastante curiosidade em relação ao pastel de nata.
ResponderExcluirBeijos :*
Blog da Fah
É de babar de tão bom! bjs praianos,chica
ResponderExcluirOi Luciene,
ResponderExcluirBelo post!
Além de gostoso, cultural!
Beijos!
Olá, querida Luciene
ResponderExcluirGosto demais de pastel de Belém... fica tão levinho!!! Hum!!!
Feliz 2014!!!
Bjm fraterno
Oi Luciene!
ResponderExcluirVocê tem toda a razão: esse "conjunto da obra" é simplesmente IRRESISTÍVEL!!!!
Tb estou na BC de Fotos e vim te chamar para vc escolher o doce que te faz feliz...vem ver!
Bjs,
Zazá
Adorei Luciene! Fiquei com água na boca.
ResponderExcluirTambém estou na BC.
Boa semana!
Jussara
Caminhando na Arte
Ai que delícia de texto, isto é, que delícia de pastéis de nata.
ResponderExcluirMelhor é conferir ao vivo, toda essa gostosura, segundo você fala. Eu já comi, mas talvez não sejam os mesmos saborosos daí, Até senti o sabor, acredita?
beijinho Zizi
Nooossa, eu amo pastel de nata, você não tem noção! Há uma rede de fast food que vende e sempre que vou à Capital não deixo de comprar! Um abraço!
ResponderExcluirAdorei saber o que significa "pastelaria" e dos detalhes que fazem desse um dos doces mais famosos de Portugal.
ResponderExcluirAbraço!
Sonia
Gente! Fiquei com água na boca...e que histórias ricas e lindas encontramos por esse mundão!
ResponderExcluirBeijos
Thaty
amooooo doces portugueses. deixa eu contar uma coisa, mas abafa não conta pra ninguém hihihihi, a primeira vez que fui pra Lisboa, fui procurar o "famoso pastel de bacalhau" rsrsrsr eu quis juntar o pastel brasileiro e o bacalhau portugues rsrsrsr
ResponderExcluiradoooro pastel de Belém... mas não é sempre que encontramos bons por aqui!!
ResponderExcluirbeijoca, flor!
Ai ai ai... pastel de Belém. Ó Deus... Suspiros...
ResponderExcluir