Páginas

quarta-feira, 14 de maio de 2014

A arte urbana na reciclagem


Sei bem que sou, digamos, um tanto distraidinha. E igualmente sei que não é de uma hora para outra que surge um prédio a nossa frente. Ok... assim também parece que exagero no exemplo!

Mas está a pessoa caminhando pelas ruas e se depara, de repente, com os vidrões (contentores públicos, em forma de iglus, para reciclagem de garrafas e afins - exceto material de cristal) que eram verde-bandeira, agora todos vestidinhos de roupa nova! Repare bem ainda outra coisa: aqui no bairro (freguesia) onde moramos nem vidrões haviam. Mas pelo jeito a demanda de descarte deste material aumentou e por cá já surgiram todos bem apresentados.

Pois vejam como os coitadinhos eram:

Fonte da imagem original
Estavam desta maneira, tristinhos, muitas vezes maltratados e quase imperceptíveis na paisagem lisboeta. E isto tem mudado graças a uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa que lá pelo verão de 2011, com o projeto Reciclar O Olhar, vem espalhando mais beleza pelos 415 vidrões da cidade dando uma nova perspectiva aos contentores.


Através de concursos, cada freguesia contou com a colaboração de artistas plásticos, individualmente ou em grupos, para dar um olhar até mesmo irreverente a este objeto urbano.


Cada zona da cidade recebeu um tema a ser desenvolvido, contando com as suas particularidades inclusive históricas e com a colaboração da comunidade, dando a pintura em cada contentor uma identidade local.


Como já deu para perceber, o tema por aqui na vizinhança foi "Os Oceanos". Ainda não conheci todos os vidrões daqui e muito menos dos outros bairros, mas sei que esta intervenção é um sucesso até entre os turistas.

7 comentários:

  1. Vc sabe que eu sou fã de uma arte de rua, né? Adoro estar passeando e ver um desenho inusitado. Pra mim é museu a céu aberto.

    ResponderExcluir
  2. Iniciativa bem legal! Algumas transformações ficam lindas, outras, já vi por aqui no Brasil, era bem melhor deixar como eram...

    beijos,lindo dia!chica

    ResponderExcluir
  3. Só agora fiquei a conhecer essas novas artes!! Cá na minha aldeia continua tudo na mesma,há o vidrão azul para o papel,há o vidrão amarelo para o plástico e metal,vidrão verde para as garrafas de vidro e assim continua. Achava mais engraçado se fosse assim como dizes mas acho que dessa forma nós não iríamos conseguir distinguir os lixos,pelo menos é a minha opinião. Continuação de maravilhosa semana para ti,fica com a paz dos anjinhos!! mundomusicaldacarolina.blogspot.pt

    ResponderExcluir
  4. Simplesmente sensacional!
    Parabéns a todos os envolvidos. A cidade só tem a ganhar com tanta beleza e originalidade.
    E obrigada pelo comentário em meu blog. ^^
    Bjns
    :)

    ResponderExcluir
  5. Que boa surpresa, Luciene!
    Também sou distraida, mas uma mudança como essa eu gostaria de também encontrar por aqui. Sabe que no Brasil, dificilmente encontramos cidades que fazem separação de lixo e sempre me preocupo com vidros - imagina o perigo que é para os catadores de lixo!
    Ficaram lindos! A administração pública local está de parabéns!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  6. Nossa Lu! Que ideia mais legal! Ficaram lindos e deu um charme á paisagem tb! bjs,

    ResponderExcluir
  7. Ai que lindo! aliás tudo é bem feitinho aí em Lisboa!
    eu sou bem observadora
    mas por aqui, a reciclagem é diferente, bem relaxada mesmo
    qq hora vou gravar o som de garrafas quebrando lá na pracinha onde trabalho aos domingos. Os garis recolhem as garrafas de cerveja da bebedeira dos jovens e colocam no caminhão. Vou mostrar, vc vai ver. Vão todas para o aterro, creio que não aproveitem nada.
    bj
    Esse projeto bem poderia alcançar o Brasil

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!