Páginas

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Delícias Madeirenses

Imagem de adega de vinhos Madeira e taças para degustação
Fonte
Este não é um publieditorial.

Não, não é sobre o vinho Madeira que se falará nesta postagem, mas bem poderia... Nem dos famosos bordados e nem das deliciosas bananas produzidas naquele arquipélago português, mas bem poderia...

É assim... há sempre novos lugares da área de alimentação sendo inaugurados pela vizinhança. Num destes que já tínhamos visto, um tipo de barzinho de comidas e bebidas madeirenses, não vimos lá muitos clientes e pensamos que talvez o que ali fosse feito não tivesse uma razoável representação da boa culinária daquelas ilhas.

Imagem da porta de entrada do bar Bons Sabores da Madeira, Parque das Nações, Lisboa
Bons Sabores da Madeira

Semanas depois, passeando perto do local das esculturas de ferro que mostrei neste post aqui, passamos por lá novamente e decidimos dar uma chance à coisa. Em frente a este lugar, o Bons Sabores da Madeira (que é cercado de pizzaria e outros barzinhos), há uma esplanada com mesas e cadeiras. Porém, como ventava muito e haviam clientes fumantes (fumadores) neste local, decidimos entrar. Dentro a mobília é menos convidativa do que o que se apresentava do lado de fora, mas vá lá, estávamos com fome e mais ainda curiosos com o que ofereciam.

Pedimos duas ponchas de maracujá e dois pregos no bolo do caco no prato. Está bem, eu traduzo: poncha é uma bebida, com algum teor alcoólico e frutas, típica da Madeira. O prego (ou bitoque) é um bife que se come no pão. Agora o bolo do caco, que não é uma iguaria doce mas sim um pão, é uma delícia porém é como na música do Caymmi: "todo mundo gosta de acarajé,  o trabalho que dá para fazer que é..."

Imagem dos pregos no bolo do caco no prato e poncha de maracujá, do Os Bons Sabores da Madeira, Lisboa.

O rapaz que nos preparou o pedido (creio ser o proprietário) foi muito simpático e solícito. Enquanto os bifes fritavam, ele nos preparou as ponchas bem geladinhas que chegou até nós com uns tremoços apetitosos. Quando chegaram nossos pratos, vi logo que a primeira impressão sumiria como num passe de mágica!

O bolo do caco veio barrado (untado) com uma manteiga de alho e temperos verdes. A carne, macia. E as batatas fritas que nem contávamos com ela, deliciosamente salpicada de orégano.

Então, se alguém estiver perdido por Lisboa no verão que se aproxima, sabe que pode experimentar algo ligeiro e saboroso da Madeira, é só passar pela Rua Comandante Cousteau, Lt 4.04.01 A.

9 comentários:

  1. Que bom conhecer um pouco dessas delícias madeirenses! a apresentação chegou a dar ´[agua na boca.
    Abraço!
    Sonia

    ResponderExcluir
  2. Que delícias.Deu vontade! bjs,chica

    ResponderExcluir
  3. Luciene que aula você me deu sobre o lado de lá do Atlântico. Acho que o famoso ditado " quem ver cara não ver coração" poderia ser usado, afinal como você começou o texto o estabelecimento não tinha um visual atrativo, mas no final viu que a comida oferecida por ele é bem apetitosa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Luciene!
    Depois dessa lauta refeição e dos ponches, ainda tiveram disposição para caminhar?
    Muito boa surpresa tiveram!!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  5. Acho que eu preferia ir mesmo pra Madeira. Não que eu não goste de Lisboa, é que Madeira era um lugar que eu queria conhecer, e ainda não tive oportunidade. Mas a sugestão foi ótima. Pena que não poderei aproveitar tão cedo. Agora só vou pra Portugal no ano que vem.

    ResponderExcluir
  6. Que delícias mesmo! Eu não saberia decifrar esse cardápio de comidas madeirenses!
    As batatinhas temperadas deu um toque diferente, vou fazer aqui em casa,
    Aqui no RJ tem muitos restaurantes e padarias de tradição portuguesas, costumo ver palavras diferentes como o bitoque, Lamego, e outros
    Obrigada por nos trazer sempre essas curiosidades portuguesas. Bjo
    Zizi

    ResponderExcluir
  7. Luciene, uma excelente dica para quem for passear por esses lados! bjs e boa semana,

    ResponderExcluir
  8. Tem carinho e reconhecimento aqui:

    http://lugarescoloridos.blogspot.com.br/2014/07/sinopse-semanal.html

    beijos, lindo domingo!chica

    ResponderExcluir
  9. Me deu fome de novo!
    essas batatas.... ai me segura!
    e tremoços, adoro! faz tempo que não os como
    Na infância, morava perto das chácaras do Parque Novo Mundo
    e todo domingo eu pedia para meu pai comprar os tremoços. Até que um dia ele disse se eu sabia como era colocado de molho, para ser vendido no armazém. Ah! . estraga prazeres, rs. Disse que eles colocavam em sacas , amarravam e colocavam no poço das chácaras, onde tinham sapinhos e o o poço não era de alvenaria. Pronto! Ele livrou-se de comprar os tremoços para mim. Rsrs
    bjs Zizi


    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!