Páginas

sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Blake Edwards

Ontem à noite ao voltarmos para casa, no rádio do táxi escuto a notícia da morte de Blake Edwards. E a primeira coisa em que pensei foi na perda da Julie Andrews, atriz, esposa, parceira na vida e nas telonas.



Ok! Blake Who? Pois é... Este senhor, diretor, roteirista e produtor, que faleceu ontem com 88 anos, me deu momentos de muita risada nas Sessões da Tarde e Corujões. Não o riso frouxo, mas o que me fazia refletir a crítica e o drama por traz das várias comédias dentre as suas inúmeras obras.
Das que gosto mais estão sem dúvida "Bonequinha de Luxo" (Breakfast At Tiffany´s), "A Corrida do Século" (The Great Race) e "Vitor ou Vitória?" (Victor/Victoria), este último brilhantemente com Julie Andrews.


Fonte: 10byteen
 Eu era tão tolinha quando via este filme na Sessão da Tarde (obviamente com muito de sua tradução e cenas cortadas por causa do horário), e pensava que se tratasse de uma garota inocente que adorava dar festas, que era apaixonada pelo vizinho e tinha um senhorio que pegava no seu pé por causa do som alto. Só depois de adulta eu compreendi o drama real de Holly Golightly, que parece tem se perpetuado através de alpinistas sociais. Truman Capote é o autor do livro em que se baseia o filme. "Bonequinha de Luxo" ganhou Oscar de Melhor Trilha-sonora e Melhor Canção Original, Moon River, de Henry Mancini.

Fonte: ClubeCine

A disputa é o mote desse divertido longa, que mostra uma corrida de automóveis entre Nova Iorque e Paris, no início do século XX. Um dos primeiros e-mails que li hoje foi-me enviado por um querido amigo, Ricardo Domeneghetti (que ama Julie Andrews), mostrava várias notícias sobre Blake Edwards. Dentre estas, havia o que o meu conterrâneo e amigo do Ricardo, Rubens Ewald Filho, escreveu em seu blog. Diz ser "A Corrida do Século" uma homenagem à dupla "O Gordo e o Magro". Faz menção dessa delícia de filme pastelão que tem um elenco brilhante. Disse hoje ao Ricardo que não sei como foi o relacionamento durante a filmagem, mas a impressão é que foi um filme com pretexto de reunir amigos que se divertiram muito. E sim, o desenho de Hanna-Barbera "A Corrida Maluca"  (Wacky Races) foi baseada em "A Corrida do Século".




Fonte: ViageMusical

"Vitor ou Vitória?" é uma premiadíssima comédia que conta a estória de Victoria Grant (Julie Andrews), uma jovem soprano inglesa, desempregada, perambulando faminta na Paris de 1934, que por questão de sobrevivência, passa-se por um homem que faz shows travestido (o conde Victor Grazinski) para cantar nas casas noturnas da cidade, tendo como cúmpliceToddy (Robert Preston), homossexual, também cantor na noite parisiense (explorado e traído por um namorado mau-caráter), demitido após ter causado uma briga no bar onde trabalhava. É um filme que trata de maneira menos esteriotipada a questão homossexual do que a também deliciosa "A Gaiola das Loucas", se considerarmos que foi lançado no período Reagan (bem conservador) e quando começamos a ter as primeiras notícias, desencontradas e preconceituosas, sobre a Aids.

O que me consola é pensar que Blake Edwards deva já estar bem acompanhado, roteirizando alguma boa estória com um elenco espetacular, lá no andar de cima. Como por exemplo estes dois atores: George Peppard e Audrey Hepburn.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!