Páginas

segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Um panettone pra chamar de meu

Quem tem acompanhado este blog, já leu sobre o meu amor por esta criação deliciosa chamada Panettone.
Até aí, beleza. É quase Natal. No Brasil acho que desde o fim de outubro algumas lojas e supermercados já estão entulhados desse italiano.
Mas aqui? Hummm...
Daí que marido meu, já doutrinado nesta gostosura cheia de frutinhas cristalizadas, apareceu sexta-feira com o Bauducco idolatrado. Ele foi até a Fundação Calouste Gulbenkian e na saída passou no Supercor do El Corte Inglés lá perto. O daqui da Alameda dos Oceanos penso que não vai vender.
Ele também já experimentou chocottone e gostou, apesar de ser mais seco. E como eu comentei sobre sorvettone, acho que vai rolar este ano por aqui.

Ah... mah vá!?! Nunca esteve cara e doce, frente-a-frente? Olha, facinho: é um dito cujo sem a tampa e interior escavado (esmigalhe e reserve). Preencher o interior com sorvete(s) favorito(s) em camadas: sorvete - migalhas - sorvete - migalhas - sorvete. Se quiser usar de requinte de perversidade, depois de cada camada de sorvete, colocar nozes picadas ou fruta em calda picada. Fechar com a tampa do panettone, envolver com filme de PVC e levar ao congelador por umas 3 horas. Fazer uma ganache.

Ganache: 250 gr de chocolate meio amargo (ralado)
150 ml de creme de leite fresco
Derreta o chocolate ao banho maria, em seguida acrescentar o
creme de leite e mexer, até que fique homogêno.


Retirar o sorvettone do congelador meia hora antes de servir e cobri-lo com a ganache.

 Fica parecido em este do site Receitas da Vovó Cristina.


Ou assim, como uma cassata, do site TVO SP


Este é tipo um "pavettone", em forma de bolo inglês vi aqui.


Outra versão, é este "pavettone" napolitano, daqui.

E aí, vão encarar? Então, enquanto pensam com carinho no assunto, vão lendo esta matéria do UOL sobre a avaliação de três chefs italianos de alguns panettones à venda no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!