Páginas

sábado, 29 de janeiro de 2011

Basílica Catalã Sagrada de Gaudí

 
Vista de um arco do telhado da Casa Batló, à direita a Torre Agbar e à esquerda a Basílica da Sagrada Família.
Em 2009 visitamos Barcelona, como já mencionei no post sobre as luzes de Barcelona. Agora, ao invés de comentar sobre aspectos de decoração, este post é dedicado a obra prima de Gaudí, o "Templo Expiatório de la Sagrada Familia". E aqui colocarei algumas de nossas fotos sobre a obra.


Fachada da Basílica

O arquiteto Gaudí, nasceu em 25 de junho de 1852, em Reus, morreu em 10 de junho de 1926 atropelado por um bonde e foi enterrado na cripta da igreja, dedicando os últimos anos de sua vida à construção da Sagrada Família.

Detalhe superior da fachada, com o véu de Verônica.
A pedra fundamental do templo da cidade catalã, foi colocada no dia 19 de março de 1882 e espera-se que os trabalhos de construção podem durar ainda mais 15 anos, com previsão de término no centenário da morte de Gaudí, em 2026.


Estátua dourada no topo do arco que une as torres da fachada.


A cripta da Sagrada Família foi incendiada no início da Guerra Civil espanhola, em julho de 1936 por "revolucionários", e o incêndio danificou desenhos, esboços e fotos, porém as obras sempre seguiram respeitando o projeto de Gaudí, como menciona o site da Sagrada Família.


Detalhe da Fachada: Natividade.

Em 07 de novembro do ano passado, o Papa Bento XVI consagrou o templo da Sagrada Família elevando-o à categoria de basílica menor e permitindo assim a celebração de missas numa catedral que ainda está inacabada.


Detalhe da fachada: Reis Magos.
Basílica menor é um título honorífico concedido pelo Papa às igrejas em diversos países do mundo consideradas importantes por diversos motivos tais como: veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração.



Cúpula da Basílica da Sagrada Família

Detalhe central da cúpula.

Três exemplos de basílicas menorers com as quais tenho relação emocional são: a Basílica de Santo Antonio do Embaré, em Santos; a Basílica do Senhor do Bonfim, em Salvador; e a Basílica do Sagrado Coração de Jesus da Estrela, em Lisboa.


Um dos inúmeros vitrais da Sagrada Família.

As obras da Sagrada Família, por ser um dos monumentos espanhóis mais visitados (quase 3 milhões por ano), atualmente é financiado pela renda gerada com a venda dos ingressos, pela venda de lembrancinhas na loja ao lado (compramos um prato lindo colocado em nossa parede e mostrado neste post) e com doações privadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!