Páginas

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Dia dois de Fevereiro...

Sendo minha mãe da Bahia, sempre que chega esta data, lembro da música do Dorival Caymmi chamada Dois de Fevereiro. A música é muito alegre. Neste dia, marcado pelo sincretismo religioso, Salvador homenageia o orixá feminino - guardiã(o) dos elementos da natureza - Iemanjá, deusa Iorubá protetora do mar e seus pescadores.

Há um tempo atrás, um colega muito querido que, por convicções religiosas, não compreendia esta mistureba religiosa de celebrar cultos pagãos. Daí eu pedi  a ele que fizesse um paralelo da mitologia de deuses e semideuses africanos com os de outras culturas como a indígena brasileira, a nórdica, a hindú, a egípcia, as pré-colombianas, a romana e a grega. A partir daí ele passou a ter uma outra visão com menos  pré-julgamento sobre assuntos que não tem afinidade.

Quem quiser conhecer a música do Caymmi que mencionei acima, é esta aqui:


Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá
Dia dois de fevereiro
Dia de festa no mar
Eu quero ser o primeiro
A saudar Iemanjá
Escrevi um bilhete a ela Pedindo pra ela me ajudar
Ela então me respondeu
Que eu tivesse paciência de esperar
O presente que eu mandei pra ela
De cravos e rosas vingou
Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou
Chegou, chegou, chegou
Afinal que o dia dela chegou

Comemora-se também em 02 de fevereiro, o aniversário do Porto de Santos. São 119 anos de sangue, suor e lágrimas no ainda maior porto exportador do país.


Hoje também é o dia de grande alegria para quem torce pelo Flamengo. Ronaldinho Gaucho faz sua estréia no time, depois de uma saga para sua contratação, jogando contra o time do Nova Iguaçu, lá no Engenhão, pela Taça Guanabara. Não conta pra ninguém, mas quando eu estava na 1ª série do antigo 1º Grau da escola, Guanabara ainda era estado da federação. Bonito nome.


Quer saber de mais uma comemoração de 2 de fevereiro? Aí vai: o Dia da Marmota! Pois é. Todo ano, no dia 2 de fevereiro, a cidade de Punxsutawney, na Pensilvânia (EUA), entra em festa para ouvir o seu meteorologista mais famoso. Uma marmota chamada Phil. Ele faz a previsão do tempo sem dizer uma palavra. Dia da Marmota em inglês, Groundhog Day, é o nome do filme "Feitiço do Tempo" em português. No filme, Murray interpreta Phil Connors, um egocêntrico homem do tempo da TV em Pittsburgh, que durante a abertura do anual Dia da Marmota em Punxsutawney, encontra-se repetindo o mesmo dia várias vezes.

Hoje, do outro lado do mundo, comemora-se o início do ano novo chinês, como foi bem lembrado no Blog do ótimo Alexandre Mauj.

E nesta página do Wikipédia pode-se encontrar uma série de acontecimentos: eventos históricos, culturais, desportivos, nascimentos e mortes e feriados. #quédizê, praticamente tem aí um almanaque do dia.

Então, um bom dia dois de fevereiro a você. Que seja um bom marco na sua vida.
 
Odoiyá!!!

3 comentários:

  1. No meu dia 2 de fevereiro aprendi a fazer Farinheira a Bráz. Mara!

    ResponderExcluir
  2. Olá
    Gostei muito de seu post,muita coisa não sabia,quando morava no Brasil hoje era comemorado no meu estado o dia da nossa senhora das candeias usa se até hoje uma vela na janela.
    Beijinhos

    ResponderExcluir
  3. Adorei seu avatar
    Olha tenho um cd de Caymi, mas nunca tinha ouvido essa música tão linda.
    Sobre os ritos, brasileiros é um misto.
    É necessidade interna.
    pela praia, vi oferendas a Iemanjá, vi uma boneca baiana tão linda que queria pra mim! rsrsrs deixei lá
    E a marmota? a natureza é tão sábia!
    bj e uma boa semana
    Zizi

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!