É o caso do Globo Reporter, da Rede Globo, que hoje inicia a sua 38ª temporada falando sobre a Espanha. Este país é destino comum quando temos poucos dias de férias, como já registrado por mim sobre o design em Barcelona, Málaga e a Sagrada Família. E sempre há alguma novidade, mesmo revisitando algum local.
Acho que a primeira vez que visitei a Espanha foi em 2006. Madri (ou Madrid) foi o destino.
Fui a vários museus, dentre eles o Museu Nacional do Prado, o Thissen-Bornemisza e o Rainha Sofia.
Ao lado, fotos que o Rui fez lá no Museu do Prado, quando ainda permitiam fazer fotos. Agora nem sem o flash deixam fotografar. Uma microscópica parte do acervo do Museu como "Ecce Uomo", "A Descida da Cruz", "As Meninas" do Velasquez e o "Juízo Final" do Hyeronimus Bosh .
Ainda em Madri, no Prado, o quadro sobre a Guerra Civil Espanhola, de Francisco de Goya, e do Museu Lázaro Galdiano um Bosh.
Já na viagem a Toledo, região de Castilha-La Mancha, visitamos, entre antigas mesquitas, sinagogas e igrejas, a Casa-Museu Del Greco: "Anunciação", "A Santíssima Trindade" e "Santo Antonio".
Toledo era famosa por sua tolerância religiosa e possuía grandes comunidades de judeus e muçulmanos, até serem expulsos em 1492, por isto a cidade tem importantes monumentos religiosos.
Ao lado, a Santa Iglesia Catedral Primada de Toledo e o seu claustro. Vista de Toledo, com o detalhe do rio Tajo que nasce na Espanha e corre para Portugal lá recebendo o nome de Tejo.
No interior da catedral está o túmulo de Cristóvão Colombo. Parte de seus restos mortais estão lá, outra parte em Havana (Cuba) e outra parte na Ilha de São Domingos (República Dominicana). |
Uma das principais atrações de Sevilha é a sua Catedral por causa da imponente torre La Giralda. A torre foi o minarete mais alto do mundo por centenas de anos. Fazia parte de uma construção árabe do palácio de um califa. Para chegarmos ao alto da torre e fazermos as fotos da cidade, subimos uma ladeira em espiral. O governador do califado, o sultão, subia a cavalo para lá de cima ter uma visão panorâmica de Sevilha. Então já sabe que para subir, a rapadura é doce mas não é mole não!
Espero que tenham gostado desta viagem ibérica tanto quanto nós. Futuramente comentarei sobre outras. Enquanto isso, assistam ao Globo Reporter qua vai ao ar hoje à noite, no Brasil, sobre a Espanha.
Ah, menina, não fiz farinheira, não. Comprei pronta e fiz a Brás... pensa, sou nada prendada.
ResponderExcluirAgora, sobre o seu post, acredita que quando fui pra Madrid, o Museu do Prado estava fechado? Imagina a minha raiva... hehehee. Bjo!