Páginas

sábado, 3 de setembro de 2011

ETs, Marvels e Macacos

Nos meses de férias é comum, e até mesmo esperado, estreias nos cinemas de filmes de aventura. Desses assisti a três que me fizeram lembrar, com alegre saudosismo, de desenhos animados de TV que via quando criança e de longas da telenona e da telinha da minha adolescencia.

Por exemplo, Super 8. Antes de ir ao cinema, lemos as críticas, algumas desfavoráveis e outras refletiam mais ou menos o que eu senti desse filme.

Conta a estória de um grupo de amigos que, enquanto gravam em uma câmera super 8 um roteiro de terror criado por eles, acabam por testemunhar um "acidente" entre um carro e um trem que viria a despertar estranhamente a atenção do exército para aquela cidadezinha do interior.

Imagem: Cine Modern Times

Quem como eu assistiu no cinema, ou mesmo bem depois na TV, o filme recordista de bilheteiras com direção de Steven Spielberg, ET o extraterrestre, fez uma relação entre os dois filmes. O que é natural, já que Super 8 é produzido por Spielberg.

Além de relacioná-lo a ET, Super 8 ainda me fez lembrar de vários filmes de aventura/ficção científica com crianças ou adolescentes como Goonies. Gostei de ver atores mirins atuarem na medida exata (direção de J.J. Abrams) interpretando crianças num tempo em que nos maravilhávamos com tudo, da reconstituição de época (o filme passa-se no final da década de 70), e de ver também no filme um ator que gosto, Kyle Chandler, protagonizou uma série de TV chamada Early Edition que tinha ótimos roteiros.

Bom  filme para assistir com a molecada ou não, mas é melhor ir sem preconceito. Atenção: não saia da sala de projeção logo que começar a subir os créditos. Aguarde e veja um extra!


Continuando nessa levada nostálgica, assisti ao Capitão América, o primeiro vingador. Este é um dos personagens da Marvel Comics que ainda não havia sido explorado nos cinemas. E penso que só o fizeram visando a reunião num só filme futuramente dos super heróis Marvel que estrearam  antes no cinema, como o Incrível Hulk, o Homem Aranha, Thor e o Homem de Ferro. É possível que esta liga de Vingadores seja lançada em 2012. Desconfio que dessa liga apenas farão parte o Capitão América, Thor e o Homem de Ferro já que houve a menção nos dois primeiros do sobrenome Stark (Homem de Ferro). Vamos aguardar.

O mocinho da estória é interpretado pelo mesmo ator que faz um outro super herói, o Tocha Humana do Quarteto Fantástico, Chris Evans. O filme ainda conta com as presenças luxuosas de Tommy Lee Jones e Stanley Tucci.

O vilão é o sempre fantástico Hugo Weaving, australiano que se travestiu em Priscila, a rainha do Deserto, é o Agente Smith em Matrix, o elfo Elrond do Senhor dos Anéis, entre outros filmes e dublagens em desenhos animados de longa metragem.

Segunda Guerra Mundial. Um rapaz franzino tenta por várias vezes alistar-se no exército americano sendo sempre dispensado. É submetido a uma experiencia genética que o deixa mais alto e com os músculos "bombados". Acaba por se tornar numa grande arma contra as forças nazistas.

Imagem: GS Filmes
 Gostei do longa sem me empolgar muito. Nunca comprei as revistas em quadrinho (banda desenhada) destes heróis. Apenas assistia na TV os desenhos animados clássicos com movimentos limitados da série Marvel, e o Capitão América foi o que menos me cativou.

O que? Você nunca ouviu, leu ou assistiu os desenhos clássicos dos anos 60 destes super heróis? Péra lá! Vou fazer as devidas apresentações com as aberturas dos desenhos animados: Capitão América, Poderoso Thor, Homem Aranha, Incrível Hulk, Homem de Ferro e Príncipe Namor. Este último é apenas como curiosidade porque não creio que façam um filme dele. Eu adoraria pois era um dos meus favoritos.


Já em Planeta dos Macados: a origem, eu senti que o argumento do filme valida o que é contado no clássico Planeta dos Macacos de 1968, que assisti na TV acho que no meio da década de 70. Este na época causou um alvoroço grau 7 na escala de Richter pelo que é revelado na última cena do filme. Quem não o conhece corre e procura para assistir porque as interpretações são fantásticas e a maquiagem para o filme foi uma revolução na indústria cinematográfica. Planeta dos Macacos, se não me engano, teve três continuações, uma série de TV, desenho animado para TV e desenho em quadrinhos.

Imagem: Big Nada Quasar
 Num laboratorio de uma empresa que lida com engenharia genética, onde são pesquisados e desenvolvidos novos fármacos, macacos são submetidos a vários tipos de experimentos. O filme conta com a participação do bonitinho James Franco, do sempre maravilhoso John Lithgow, e interpretando o chimpazé Caesar está o ator Andy Serkins que já nos deu o Smeagol da saga O Senhor dos Anéis.

Gostei, em diferentes graus, de assistir a estes filmes por me fazer voltar no tempo e lembrar de filmes e desenhos que, por ser criança, me encantavam.

E você, o  que tem assistido ultimamente?

2 comentários:

  1. Isso me parece genético, também sou viciado em filmes, já assisti Planeta dos Macacos(nossa, como o filme é realista"), Capitão América, Homem Aranha, de Ferro, e alguns desenhos animados com meu filho Samuel, e tenho boas lembranças, de uma infância e adolescência feliz a qual tive o prazer de vislumbrar.

    ResponderExcluir
  2. Assisti esses dias um filme chamado FLIP. Coisa linda, romancezinho de criança durante os anos 50. Me lembrou a série Wonder Years. E tô doida pra ver os Smurfs!!!

    ResponderExcluir

Deixe-me saber um pouco do que você achou deste post. Seus comentários e sugestões são sempre entendidos como uma generosa doação do seu tempo. Obrigada!